O líder de revendas de Telecom tem vários desafios bastante particulares para enfrentar em seu dia a dia. Gerenciar o funil de vendas de cada vendedor, monitorar os indicadores e as metas batidas ou não, dar feedback aos vendedores, diagnosticar problemas na estratégia de vendas e fazer ajustes, enfim.
Muita coisa faz parte da sua rotina…
Diante de tantas atribuições, qual é o seu papel? Como deve ser a sua postura diante de seus liderados e situações vivenciadas no setor comercial de uma revenda de Telecom?
Inspirar as equipes de vendas para fidelizar: aqui estamos falando em retenção de clientes. O líder de vendas precisa ser exemplo de melhores práticas para que cada membro de sua equipe seja um especialista em fidelizar. Clique aqui para saber mais sobre fidelização de clientes.
Ser confiável para dar feedback fidedigno: este é um círculo. Ele deve conquistar a confiança dos vendedores para ser inspiração. E vai conquistar esta mesma confiança agindo de acordo com os méritos de venda de cada um. Além disso, ele precisa atuar também como um porto seguro para todos os profissionais do setor comercial. É importante que todos saibam que podem contar com ele quando a coisa apertar.
Manter o foco nas pessoas para uma boa gestão: engana-se quem pensa que o único foco do líder é bater as metas. Sim, ele precisa alcançar bons resultados. No entanto, a que preço ele vai fazer isso? Zelar por um ambiente agradável, profissionalmente construtivo e produtivo é, também, sua missão. Boa parte disso perpassa por conseguir monitorar indicadores de produtividade e analisá-los.
Motivar sua equipe de vendas porta a porta: uma equipe comercial que trabalha motivada consegue chegar até o infinito. O papel do líder de vendas é motivar para que todos os membros do time queiram ir sempre além, principalmente aqueles que cuidam das vendas porta a porta, uma tarefa exaustiva, muito importante e decisiva. Clique aqui para ler mais sobre vendas porta a porta.
Ajudar a superar metas de pacotes adicionais: vender para quem acabou de chegar é fácil. Difícil é vender duas vezes para o mesmo consumidor, disso um líder de vendas em revendas de Telecom sabe muito bem. É ele quem estipula as metas, que devem ser alcançáveis e ancoradas na realidade e, também, ajuda a buscar as melhores estratégias para superar esta e outras metas típicas do segmento.
Ajudar os vendedores a se desenvolverem: diante do fracasso de um vendedor, analise primeiro o seu papel como líder de uma revenda de Telecom antes de tomar qualquer atitude. Você sabe que o mercado é selvagem, não culpe o vendedor se você sabe que ele está sendo mal liderado por você. Mantenha sempre uma comunicação franca, um bom sistema de avaliação de desempenho e um bom relacionamento de proximidade com todos os membros da equipe.
Amadurecer o setor comercial como um todo: cooperar para o desenvolvimento, não só dos profissionais, mas do processo – do início ao fim. Estude ferramentas e formatos de trabalho que vão ajudar a melhorar o seu trabalho, o trabalho dos vendedores e alavancar os resultados.
Para encarar seus desafios de frente, adote aliados!
O líder de vendas precisa de bastante jogo de cintura. Justamente por ter um trabalho que exige habilidades multitasking, ele acaba frequentemente sendo uma figura sobrecarregada.
O SMark CRM pode se tornar o melhor amigo deste profissional e do setor comercial como um todo. Ao fornecer inúmeras funcionalidades e automatizar várias tarefas, ele melhora o fluxo de trabalho do gestor, que terá mais tempo para pensamento estratégico.
Ele fornece relatórios completos, que são personalizáveis para priorizar as métricas e indicadores que são fundamentais para revendas de Telecom;
Permite gerenciar o funil de vendas de cada vendedor de forma mais abrangente;
Dá subsídios para melhorar o atendimento;
Organiza e centraliza a gestão de informações e histórico de relacionamento com prospects e carteira de clientes;
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