Gestão de Custos de Telecom (ou TEM – Telecom Expense Management) consiste numa variedade de tarefas, cada uma lidando com um aspecto do complexo ambiente de Telecom. Automatizar uma ou várias dessas tarefas é um importante passo para a empresa conquistar organização, eficiência e economia.
Ter a ferramenta certa é essencial para facilitar o input de dados, ter referência cruzada, gerenciar inventário, produzir relatórios e reunir toda a informação em um só lugar. Seja você fazendo tudo sozinho ou terceirizando todo ou parte do processo, é essa plataforma que vai centralizar todas as informações. Vejamos alguns dos benefícios:
Contratos – Já que estamos falando em facilitar a sua vida, o gerenciamento de documentos não pode ficar de fora. Ninguém quer procurar por documentos e informações de contratos em um arquivo lotado no escritório. A informação deve ser eletrônica, fácil de achar e ter referência com os itens pertinentes. Como saber se o que está sendo pago foi o acordado? Como verificar a garantia de um bem? Deixe a plataforma fazer isso por você e foque no seu negócio.
Gerenciamento de Inventário – Como saber o quanto pagar se não sabemos o que possuímos? Como ter a exata noção da quantidade de aparelhos e dispositivos, com quem está, onde está e quanto custa? Com um software intuitivo é possível abrir um menu que lhe dará uma visão panorâmica dos bens de sua empresa, em um só lugar.
Gerenciamento de Variáveis e Aquisições – Você pode perguntar, e sobre as variáveis? Boa pergunta, também pensamos nisto. Mudanças de local, funcionários demitidos e contratados, substituição de dispositivos… a plataforma dispõe de opções para que se possa registrar e acompanhar tudo, desde aquisição de linha a cancelamento de planos e você consegue manter um histórico de tudo o que aconteceu.
Alocação de Custos – Agora que você já sabe o que tem, a próxima pergunta é “quem irá pagar por isso?” Os itens dos inventários frequentemente são pagos por diferentes setores, outros são pagos por diversos setores simultaneamente. Como organizar e controlar tudo isso? Uma boa plataforma TEM pode fazer o serviço para você. Adicione os centros de custo, o nível de detalhamento desejado, e comece a alocar os itens, vendas, operações, marketing, etc. Quando for pagar as contas, o rateio será feito de forma automática.
Processamento e Pagamento de Faturas – Um dos pontos críticos em Telecom são as faturas que chegam aos montes em seu e-mail. Quem tem tempo de verificar e checar uma por uma? Aqui temos dois desafios. Podemos minimizar essa montanha de papel? Existe uma maneira mais rápida de revisão caso precisemos encontrar um problema? A resposta para as duas perguntas é SIM. O input das faturas pode ser feito eletronicamente via importação ou manualmente. Nesse ponto você pode querer terceirizar o processo com um parceiro como a Mobilit. As faturas serão escaneadas e inseridas no sistema, estando disponíveis em .pdf, e os dados atribuídos às respectivas áreas, com cálculo de variáveis e despesas extras. As aprovações dos pagamentos também podem ser feitas via sistema pelos gestores responsáveis.
Gestão do Uso – Como saber quanto cada centro de custos gastou no período? Qual a despesa de cada usuário com cada um dos seus equipamentos? Os valores estão dentro do orçamento? As ligações particulares foram ressarcidas? os limites da política de uso foram respeitados? Estas e outras perguntas referentes a utilização dos recursos de telecom podem ser facilmente respondidas com a utilização de um sistema de TEM.
Relatórios e gráficos – A plataforma oferece diversos relatórios e gráficos, que podem ser parametrizados e customizados, trazendo um amplo panorama dos seus custos e utilização da recursos de telecomunicações.
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