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Os 3 C´s da Gestão de Telecom – Parte I

por: Claudio Basso
fonte: Redação
31 de maio de 2012 - 0:40

Os-3-Cs-da-Gestao-de-Telecom-oficial

Na tentativa de criar um modelo de Gestão de Telecom, que simplifique seu entendimento e sua implementação, sendo, ao mesmo tempo, o mais abrangente possível, apresento aqui um padrão de minha criação, denominado “Os 3 C´s da Gestão de Telecom”.

Aproveitando-me da letra inicial das três palavras chave de Gestão de Telecom, que são “Centralização”, “Controle” e “Custos”, e também de grandes teorias já divulgadas, como os 4 P´s do Marketing Mix (Kotler), os 5 P´s da Estratégia (Mintzberg), e outras boas práticas, como o 5W1H, ou então o PDCA, criei um modelo simples, de fácil entendimento, que busca passar a mensagem do que todo o Gestor de Telecomunicações deve ter como foco e direcionamento em suas ações e decisões.

Seria pretensão de minha parte criar um modelo, ou um padrão, de uma única vez, atribuindo à minha criação o caráter de “verdade absoluta”, sem antes colocar em consulta pública, principalmente dos profissionais de Telecom e seus maiores usuários, que representam os principais segmentos de mercado, sobretudo os Call Centers, tanto internos como externos, que são os maiores consumidores.

Portanto, meu objetivo é apresentar um conjunto de práticas (que julgo serem as melhores possíveis) e processos, que darão como resultado a melhor Gestão de Telecom possível.

Centralização

Para explicar melhor este conceito, existem perguntas que devem ser respondidas, sendo que todas elas levam em direção à Centralização, como uma solução viável e de melhor relação custo x benefício.

- Quanto sua empresa gasta com Telecomunicações no mês?

- Para onde seus funcionários e parceiros ligam mais?

- Quais tarifas telefônicas a operadora está cobrando de sua empresa?

- Estas tarifas estão de acordo com o mercado, ou com empresas do seu porte?

- A operadora está cobrando as tarifas corretas?

- Quanto você gasta por tipo de ligação telefônica?

- Qual é o tráfego gerado por suas aplicações corporativas?

- Seus links estão bem dimensionados?

- Quanto você gasta com celulares corporativos?

 

Pois bem, as respostas a estas perguntas estarão erradas ou, no mínimo, incompletas, se a Gestão de Telecom de sua empresa não for centralizada. Isto porque se não se conhece o todo, oportunidades podem não aparecer.

Podemos dividir esta centralização de Gestão de Telecom em duas partes, que se somam para dar origem aos resultados desejados.

Centralização Financeira, que inclui, mas não se limita a:

- Inventário único e completo, incluindo telefonia celular;

- Todos os contratos de serviços de Telecom e manutenção de ativos relacionados (PABX e roteadores, por exemplo);

- Centralização de todas as contas de serviços de Telecom em uma única área;

- Tarifação interna, com o processamento de todos os bilhetes gerados pelos PABX e equipamentos de voz.

Centralização Técnica, que permite a gestão dos recursos técnicos disponíveis e a definição de soluções técnicas baseadas em tecnologia, incluindo:

- Único ponto de contato para questões de Telecom;

- Manutenção centralizada de todos os ativos de Telecom, incluindo PABX e equipamentos de rede (switches e roteadores, por exemplo). As tecnologias atuais permitem a conexão remota rápida e segura, dando agilidade e maiores recursos em caso de problemas ou de novas configurações e testes;

- Monitoramento centralizado de todos os serviços de Telecom de dados e voz, através de softwares especializados;

- Diminuição da exigência de mão de obra especializada nas pontas, ou seja, custos mais baixos de administração local, e custos otimizados e mais baixos como um todo no ambiente remoto centralizado, fazendo mais com menos.

A integração desta centralização financeira com a técnica é que vai dar base para o próximo “C” da Gestão de Telecom, que é o “Controle”, que se baseia na geração de insumos para tomadas de decisão e para a definição de melhores soluções que, com certeza, terão impacto no “Custo”, nosso terceiro “C”. Como podemos notar, um “C” puxa o outro, sendo que todos vão em direção aos melhores resultados em Gestão de Telecom que sua empresa pode obter.

Meus próximos artigos abordarão melhor os outros “C´s” da Gestão de Telecom, fechando então todo o conceito que quero passar.

Fique de olho e acompanhe.

Um grande abraço.

Claudio Basso

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Comentários (5)
  1. Muito bom Cláudio!
    Acredito que este é o desafio para a gestão de Telecom em Contact Center, ter os contratos e ativos centralizados, conseguir informações e avaliar as oportunidades do mercado para manter o custo.

    Att,
    Márcio Leme.

    Márcio Leme em 08 de junho de 2012 - 08:26
  2. Esclarecedor!

    Daniel Lopez em 05 de junho de 2012 - 09:50
  3. Muito bom o conceito e muito centrado na Administração e Gestão de Processos até então bem aceitos e de sucesso no mercado.
    Parabéns.

    Mônica em 05 de junho de 2012 - 09:10
  4. Parabéns Claudio, pelo artigo e pelas informações, vamos replicar seus artigos em nosso SITE (www.abratelecom.org.br). Somos a entidade de classe dos Agentes Autorizados deste imenso setor de Telecom, conte conosco.

    André Hummel em 04 de junho de 2012 - 09:12
  5. Parabéns Cláudio.

    Aguardo com grande expectativa os próximos artigos.

    Att.
    Sandro Oliveira

    Sandro Oliveira em 03 de junho de 2012 - 22:04

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