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04 de dezembro de 2018 - 18:08

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VoIP – Como funciona?

Sistemas de VoIP têm várias vantagens em relação a formatos tradicionais para empresas, tendo sido cada vez mais adotados em especial por pequenas e médias empresas que procuram modernizar-se e reduzir custos. Contudo, com pouco informação, o processo de transição para o VoIP pode ser turbulento e mais demorado do que o preciso.

Tendo essa dificuldade em vista, apresentaremos ao longo desse texto algumas variáveis importantes para a boa transição e o bom uso do VoIP, bem como procuraremos explicar um pouco sobre o funcionamento dessa solução.

Os telefones

Uma vez que o VoIP permite fazer ligações pela internet, sem haver necessidade do uso de uma linha telefônica, os aparelhos que podem usufruir dessa tecnologia devem ser mais arrojados que um telefone comum, mesmo que aparentemente se assemelhem muito a ele.

O principal requisito para um aparelho de telefone funcionar propriamente ao VoIP é a possibilidade de conectá-lo à internet, além de possuir funções básicas para uma empresa, como transferimento de chamadas. Contudo, existem já no mercado opções mais completas, com possibilidade de fazer conferências e visores que mostram diferentes informações.

Mais do que em telefones, o VoIP pode ser usado em outros aparelhos, como em smartphones e, em geral, computadores. Nesses casos, um headset costuma ser o acessório obrigatório para o bom desempenho da função. Com fones de ouvido e um microfone, o headset substitui o aparelho de telefone convencional, integrando-se facilmente a qualquer computador. Essa costuma ser uma solução muito procurada por call centers, sendo uma boa forma de levar praticidade sem altos custos.

O LAN

LAN significa Local Area Network (em português, Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede. Para o seu VoIP funcionar, ele precisa se conectar ao LAN, integrando seus aparelhos.

No caso do uso de telefones para o VoIP, ele precisa ser conectado diretamente ao LAN, enquanto que computadores ou outros dispositivos que acessem o VoIP também precisam estar ligados ao LAN. Embora seja possível fazer a conexão por Wi-Fi, aconselha-se fazer o uso de cabos Ethernet para evitar quedas e falhas. Empresas que ainda não possuem uma infraestrutura robusta e com um sistema de Wi-Fi que não tire a prioridade das ligações de VoIP, devem ficar atentas e fazer uso preferencial de cabos para esse caso.

A ligação

Assim como uma ligação feita por um aplicativo de celular (que usa tecnologia VoIP), não haverá cobrança de tarifa quando a ligação ocorrer inteiramente pela internet. Isso quer dizer que chamadas internas, dentro da LAN, não serão cobradas, assim como ligações para fora cujo destinatário também usa VoIP serão completamente gratuitas. O custo será, somente, para manter a estrutura e a internet funcionando.

Isso não quer dizer que não possam ser feitas ligações para linhas telefônicas comuns. Nesse caso, a chamada é iniciada pela internet, através do VoIP, e automaticamente é redirecionada para a linha telefônica, possibilitando que a chamada seja efetuada. Mesmo com esse processo intermediário, não existe nenhum tipo de comprometimento na qualidade da chamada, que, além de tudo, sai mais barata do que uma ligação comum. Não somente, telefones e dispositivos conectados no VoIP recebem chamadas externas normalmente, independentemente do sistema usado por quem as efetua.

Ficou ainda com alguma dúvida sobre VoIP? Deixe seu comentário com a sua pergunta!

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