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25 de julho de 2018 - 18:00

Fornecedor-de-gestao-de-telecom-x-vendedores-de-operadoras-televendas-cobranca

Caracterizamos uma empresa de Gestão de Telecom aquelas empresas que não possuem nenhum vínculo com as operadoras de telefonia, onde seus serviços de Gestão são a sua fonte de receita.

Os Vendedores de Operadoras são todos aqueles que direta ou indiretamente recebem das operadoras. Diretamente através de comissões para novas vendas e renovações e indiretamente através de remuneração recorrente em cima da rentabilidade do cliente para a operadora (quanto mais gastar, melhor).

É muito importante saber diferenciar estes dois agentes do mercado, já que muitas empresas os confundem ou são induzidas propositalmente ao erro pelos vendedores das operadoras no momento de fazer um negócio.

“O papel dos fornecedores de Gestão de Telecom é trabalhar em prol do cliente que os contrata, nunca em prol das operadoras, visando entregar o máximo de valor na Gestão dos Custos e Recursos de Telecom da empresa que os contrata.”

Os principais processos de Gestão de Telecom são:

  • Auditoria de faturas
  • Rateios e alocações de custos entre os centros de custos
  • Geração de relatórios customizados, gerenciais e analíticos
  • Análises frequentes de oportunidades de otimização de custos
  • Procedimentos junto as operadoras como reclamações, contestações, solicitações, priorizações, etc.
  • Abertura de protocolos junto ao órgão regulador (Anatel), órgãos de defesa do consumidor (Procon), ministério público, etc.
  • Realizar negociações, RFPs, tomadas de preços
  • Configuração e manutenção dos gestores online das operadoras
  • Desenvolvimento e acompanhamento de projetos de otimização da infraestrutura
  • Recuperação de valores cobrados indevidamente pelas operadoras no passado
  • Implantação de um workflow para melhoria do processo, tornando-o mais ágil e confiável
  • Controle sistêmico de ativos e políticas de uso de equipamentos
  • Laudos técnicos para processos jurídicos
  • Participação nos processos jurídicos contra as operadoras como peritos, auxiliares e testemunhas

Em todos os casos, os fornecedores de Gestão são remunerados pelo serviço prestado, nenhuma empresa trabalha de graça.

E isso é bom, você enquanto cliente remunera justamente o fornecedor pela prestação dos serviços, tem um contrato regendo a parceria e pode cobrar pela execução das tarefas delegadas.

Aos vendedores de Operadoras cabe:

  • Defender a operadora sempre, nunca o cliente
  • Vender mais linhas sempre, nunca reduzir
  • Aumentar a receita do cliente com a operadora, nunca reduzir
  • O que não cabe aos vendedores de Operadoras, mas que frequentemente eles dizem que fazem “gratuitamente” para os clientes:
  • Abertura de protocolos nas operadoras, acompanhamento e priorização
  • Abertura e acompanhamento de protocolos no órgão regulador (Anatel)
  • Geração de relatórios
  • Auditoria e contestação de faturas
  • Disputa com a operadora por assuntos do cliente

Como estes vendedores não possuem foco em Gestão e apenas em venda (somente são remunerados por isso) e não podem se comprometer com o cliente para realizar serviços de gestão, os oferecem “gratuitamente”, o que os isenta de qualquer responsabilidade na execução das atividades e resultados das ações.

Não se engane quando um vendedor chegar até você dizendo que vai fazer tudo que uma empresa de Gestão faz para você, sem custo algum. Desconfie.

Não existe almoço grátis.

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