Por: Jungah Lee
A Samsung Electronics Co. disse que suas televisões podem transmitir dados de usuários a terceiros, tornando-se a mais recente empresa de tecnologia a enfrentar uma reação negativa sobre como os dados dos seus usuários são obtidos.
A maior fabricante de TVs do mundo disse que seus aparelhos com conexão à internet podem coletar conversas privadas quando os usuários ativam a função de reconhecimento de voz.
Os consumidores podem ligar e desligar a função em qualquer momento, disse a empresa com sede em Suwon, Coreia do Sul, em um comunicado enviado por e-mail.
As práticas de coleta de dados nas TVs da Samsung estão contidas nos contratos de credenciamento do usuário, a chamada “click-to-agree screen” (“tela de clique para aceitar”), que aparece durante a instalação da tecnologia mais atual.
O Google Inc., o LinkedIn Corp. e o Yahoo Inc. foram processados por clientes por causa da forma em que coletam dados e a Apple Inc. atualizou suas políticas de privacidade no ano passado para garantir aos usuários que os dados estão seguros.
“Se você está assistindo à TV, a TV não deveria estar assistindo você”, disse Julia Horwitz, assessora jurídica de proteção ao consumidor do Centro de Informações sobre Privacidade Eletrônica, à Bloomberg Television. “Os consumidores, assim como a empresa, não sabem o que acontece depois que os dados são coletados”.
Quando um usuário dá um comando de voz a uma TV conectada à internet, os dados são enviados a um servidor que vai procurar o conteúdo solicitado, disse a Samsung.
Em uma nota adicional de TV publicada no seu site, a empresa disse que poderia continuar coletando informações para avaliar o desempenho da função.
A Samsung lançou no mês passado um produto para competir com o software Android para TVs de tela grande do Google, pois a empresa sul-coreana está tentando aproveitar o crescente interesse pela tecnologia de casas inteligentes.
Neste ano, todas as suas smart TVs vão usar o seu sistema operacional, o Tizen, porque a empresa está buscando conectar um maior número dos seus aparelhos à internet.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.