Por: Marcelo Brandão
Dois sites de telecomunicações da Algar Telecom estão sendo alimentados com equipamentos geradores de energia fotovoltaica. A Alsol Energias Renováveis é a responsável pelo projeto de parceria com a operadora para o fornecimento dos materiais necessários para a produção de energia renovável e benéfica ao meio ambiente. Ainda neste ano, a companhia deve levar a tecnologia para outras cidades de Minas Gerais. O projeto em sua fase inicial terá potência máxima de 450 KWp e a energia será consumida nos próprios sites ou injetada na rede elétrica da distribuidora de energia instantaneamente.
Os projetos de eficiência energética começaram a funcionar na última semana, em Uberlândia, e estão localizados na rua Antônio Luiz Bastos, no bairro Jardim Karaíba, e na rua Gago Coutinho, no bairro Aeroporto. Ambos contam com módulos fotovoltaicos que irão suprir energia elétrica aos equipamentos de telecomunicações dos sites. Os módulos fotovoltaicos trarão benefícios para a operadora e para a distribuidora de energia, pois haverá redução de perdas em sua rede, caracterizando mais uma ação de eficiência energética deste projeto.
Para diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom, Luis Antônio Andrade Lima, a opção por alternativas mais sustentáveis é algo natural na empresa. “Ao recorremos à luz do sol para suprir parte da nossa demanda de energia, estamos diversificando a matriz e contribuindo para a desopressão do sistema elétrico tradicional”, afirma.
Em 2013, a Algar Telecom inaugurou em Uberlândia (MG), cidade sede da empresa, o primeiro site de telecomunicações do Brasil com energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica. E, em no início de 2015 um outro site em Araguari (MG) também foi inaugurado.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.