Em junho, jornais publicaram levantamento de economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontam que ainda em 2017 a economia brasileira deve apresentar retração e o desemprego deve atingir o patamar de 13%, indicadores econômicos que preocupam o mercado em geral, especialmente o de recuperação, já que diante desta perspectiva terá de continuar aprimorando processos e estratégias para manter ou aumentar resultados.
Apesar da perspectiva longínqua, negociar pagamentos com consumidores inadimplentes já tem se mostrado uma atividade cada dia mais desafiadora, já que, enquanto o número médio de contatos para fechar um acordo de pagamento era sete, hoje são necessárias até 12 tentativas para efetivar a recuperação.
Além de lidar com maior volume de carteiras para cobrar, assessorias de cobrança e contact centers têm de investir em assertividade, para obter o melhor resultado com economia de recursos. A fim de evitar o desperdício de esforços na operação, a Softium, empresa de tecnologia com sede em Fortaleza, no Ceará, desenvolveu diversas soluções inteligentes.
Uma delas é a integração da mensagem de texto na plataforma de discagem. “O retorno que tivemos é que com implementação de SMS, por exemplo, gerou redução de custo bastante sensível na operação dos clientes. Em feedback, um deles informou que apenas em três meses de operação a economia promovida pela ferramenta pagou o investimento e ainda gerou enorme redução de custo, em comparação ao valor unitário do SMS”, ressaltou Josefina Picanço, vice-presidente de negócios, alertando que o terceiro maior custo das operações hoje é o gasto com mensagem de texto.
O principal custo das operações está relacionado aos atendentes. E, para minimizá-lo, a Softium aposta em inteligência de discagem. “A agressividade do discador permite que a gente obtenha o máximo resultado da alocação das pessoas, o melhor nível de ocupação das Posições de Atendimento (PAs), o que otimiza a despesa da operação”, continua.
Outra inovação que resulta em economia é inteligência para driblar contatos inexistentes. “Conseguimos bloquear números inválidos por filtragem, pois percebemos que até 30% dos números são inválidos e entravam na lista de discagem constantemente, pois se um número cai na caixa postal, ele é válido. Mas se tentamos contato dez vezes e sempre cai na caixa, é provável que se trate de um chip que está na gaveta. Então o bloqueio de número inválido reduz o volume de links necessários para discagem”, finaliza a vice-presidente.
Para saber mais destas e outras soluções, visite: http://www.softium.com.br/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.