O e-mail marketing customizado já virou uma prática obrigatória para qualquer e-commerce, afinal, o cliente se sente especial e mais à vontade para realizar novas compras. Entretanto, não basta personalizar apenas a saudação. É importante selecionar um conteúdo adequado com produtos de seu interesse. Veja a seguir seis dicas para incrementar o faturamento da loja para o próximo ano por meio de campanhas de e-mail segmentadas:
Segmentos individuais
Tratar cada consumidor unicamente, como se fosse um “segmento individual”, é fundamental. Ao criar uma mensagem completamente personalizada para cada um, os indicadores da Serasa Experian Marketing Services mostram que a receita gerada pelo e-mail aumenta em até dez vezes, comparando com disparos segmentados tradicionais. Essas mensagens não levam apenas a saudação personalizada, mas também o assunto, conteúdo, oferta, hora em que é enviada, dispositivo para qual é formatada, e até mesmo a decisão de deixar de enviar, se necessário. Quanto mais detalhado, melhor.
Novos produtos de interesse
A maneira mais rápida de aumentar as vendas em até 3% no saldão de janeiro e em outras temporadas é realizar uma varredura no catálogo de produtos duas vezes por semana, procurando por novos itens, alterações de preços, novas ofertas e promoções. Em seguida, avalie cada cliente, a partir de seu histórico e comportamento de compras, para identificar quais alterações do portfólio seriam interessantes para ele, e então envie uma mensagem personalizada. Na média, esses e-mails com “novos produtos de interesse” são disparados para 15% a 20% da lista a cada semana. Os dados apontam que essas mensagens convertem em vendas duas ou três vezes mais.
Identifique visitantes anônimos
Atualmente, a maioria das lojas virtuais utiliza programas de disparo de e-mails para carrinhos abandonados, mas os dados da Serasa Experian Marketing Services apontam que essas mensagens identificam menos que 10% dos visitantes. Se um consumidor não é reconhecido, como é possível trazê-lo de volta para completar uma compra? A identificação de usuários anônimos para envio de mensagens de recuperação personalizadas pode incrementar a receita do e-commerce em até quatro vezes.
Não esqueça do abandono de carrinho
Enquanto algumas lojas investem nos carrinhos abandonados, apenas 10% implementam programas de abandono das compras em suas lojas virtuais. Em média, o número de consumidores que deixam de comprar em determinada loja é 16 vezes maior do que o índice de compras incompletas. Embora seja mais fácil lidar com clientes que desistem da conversão, trabalhar ao mesmo tempo para recuperar ex-clientes pode multiplicar o faturamento por quatro.
Personalize as confirmações
Certifique-se de incluir sugestões de produtos complementares nos e-mails de confirmação de compra. Essas mensagens têm as maiores taxas de abertura em relação aos demais envios, por isso é importante não desperdiçá-las. Os indicadores apontam que essa prática aumenta em nove vezes as conversões, se comparados aos e-mails comuns, e incrementam o faturamento em 0,25%.
Personalize as campanhas segmentadas
Nada disso, entretanto, deve desencorajar o envio das campanhas tradicionais. Essas dicas servem para otimizar o trabalho que já é realizado. Porém, para conseguir uma receita adicional, é recomendado inserir seções com conteúdo personalizado, produtos e ofertas em todas as newsletters. Fazendo isso, as visualizações e conversões aumentam em até 3%, enquanto os cancelamentos de assinatura diminuem.
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