Por: Fernando Paiva
Foi-se o tempo em que se procurava emprego pelos classificados dos jornais. Agora, os novos canais são a Internet e o telefone móvel. A brasileira Emprego Ligado utiliza o SMS para se comunicar com potenciais candidatos a vagas disponibilizadas em sua plataforma web. Em dois anos de existência, acumula mais de 5 milhões de convites enviados, mais de 1 milhão de pessoas cadastradas e milhares de empresas atendidas, dos mais diversos setores – entre os mais frequentes estão call centers e supermercados. Com o sucesso, recebeu aporte de US$ 7 milhões em uma rodada de investimentos liderada por Monashees Capital, e.Bricks e Qualcomm Ventures, e se prepara para iniciar este ano sua atuação internacional, embora não revele ainda em qual ou quais países.
Segundo o CEO da Emprego Ligado, Jacob Rosenbloom, a ideia de criar o serviço de recrutamento por SMS veio de uma constatação: a produtividade de empregados operacionais no Brasil está abaixo da média de países similares, como México e Argentina. A culpa estaria na alta rotatividade nesses cargos, que, por sua vez, é motivada principalmente pela distância entre a residência do trabalhador e o local de trabalho. “A baixa produtividade está relacionada ao turn over. E isso é uma questão de logística. O trânsito nas cidades está tão insuportável que causa problemas de rotatividade”, comenta.
O executivo relata que é comum em supermercados, call centers e indústrias o funcionário pedir demissão antes mesmo de terminar seu processo de capacitação. “Um call center leva em média 42 semanas para treinar um atendente receptivo e muitos pedem demissão nas primeiras 10 semanas. O custo desse turn over é terrível. As empresas estão sempre reposicionando pessoal e tampando buracos”, comenta. Estima-se que aconteçam por ano 43 milhões de contratações de vagas operacionais de baixa renda no Brasil.
Para reduzir a rotatividade, a plataforma da “Emprego Ligado” prioriza o envio de convites de entrevista para candidatos que morem perto da empresa contratante. Em média, as pessoas que recebem o SMS da plataforma com uma proposta de entrevista vivem a 4 Km de distância. O resultado: a rotatividade cai pela metade entre as empresas que usam a plataforma, diz o executivo. Seus clientes registram um turn over médio de 40% nos primeiros seis meses, enquanto antes de usar a plataforma o percentual era de 80%.
A plataforma
O cadastro, tanto de empresas quanto de candidatos, é feito pelo site da Emprego Ligado. A contratante informa as características e pré-requisitos para cada vaga disponível, assim como as datas e horários para entrevistas. Por sua vez, o candidato preenche um cadastro com seus dados pessoais e experiência profissional. A plataforma se encarrega de fazer o “match-making” e enviar por SMS a oportunidade de entrevista para candidatos que se encaixam no perfil desejado e que, preferencialmente, morem perto do trabalho. Os candidatos respondem também por mensagem de texto, de graça, para marcar as entrevistas. Quase 100% dos contatos são feitos por SMS, mas a empresa está testando também um app nativo em Android.
Para o contratante, a cobrança pelo uso da plataforma varia de caso a caso, dependendo do volume e da complexidade. Há clientes que fazem milhares de contratações por mês pelo Emprego Ligado. Na lista de marcas que já usaram a plataforma estão Habib´s e CSU.
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