Letícia abre todos os dias seu e-mail e encontra constantemente entre suas mensagens alguns e-mails marketing. Apaga a maioria sem prestar muita atenção, mas abre o contato da loja virtual “Sapatos Online”, interage e eventualmente compra.
O segredo por trás da motivação de Letícia é o engajamento que a marca construiu. Para isso, a “Sapatos Online” tomou uma decisão: mudar sua estratégia de e-mail marketing, desenvolvendo-a com foco na prioridade do cliente. O caminho para criar mensagens customizadas passa por Data Quality, ou qualidade de dados, em português.
“Nove em cada dez lojas virtuais utilizam o e-mail marketing como uma forma de se comunicar com o consumidor. Nesse mar de mensagens, aquelas que personalizam as campanhas se destacam”, comenta Juliana Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian.
“O lojista tem de entender o perfil de cada cliente a partir das informações que possui como navegação no site e interação com as campanhas anteriores. Assim, é possível definir não só os produtos, mas também quais os melhores dias e horários para enviar o e-mail ao cliente”, prossegue Azuma.
Quando bem aplicada, como no caso da loja virtual que a Letícia gosta, a técnica chega a aumentar em até 85% o engajamento dos usuários com uma marca, segundo dados da Experian Marketing Services. O caminho é claro: chega de empurrar promoções e mensagens, é hora de entender o cliente e tê-lo como prioridade ao definir as campanhas.
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