Sep
13

O checklist das campanhas de e-mail marketing

por: Afonso Bazolli
fonte: Serasa Experian
12 de setembro de 2016 - 18:07

O-checklist-das-campanhas-de-e-mail-marketing-televendas-cobranca

Confira 6 dicas do que fazer (e o que evitar) para estabelecer uma comunicação cada vez mais saudável e eficiente com o cliente

Não existe uma receita garantida para uma campanha de e-mail marketing perfeita, mas algumas diretrizes podem fazer a diferença. Confira uma lista com 6 ações a serem executadas na hora de conquistar uma base fiel de apoiadores da marca:

1 – Não se torne cansativo

Que tal utilizar o canal e-mail marketing para oferecer outras vantagens além de ofertas? Conteúdos editoriais, espaço de opinião, links de interesse: existe uma gama de oportunidades a explorar com novas tecnologias e linguagens como os vídeos e GIFs, que elevam a conexão virtual a um nível mais atrativo.

2 – Considere mobile como prioridade

Uma pesquisa da Experian mostrou que mais de 50% das pessoas já utilizam smartphones e tablets para abrir e-mails. Se uma mensagem não for entregue de forma rápida e perfeita – tanto em textos como em imagens –, ela será deletada em um segundo. A experiência em mobile é a primeira a ser levada em conta, caso contrário a empresa perderá diversas oportunidades de venda e pode acabar com uma imagem negativa junto aos clientes.

3 – Não ouça só os experts

É preciso testar as campanhas e medir sua efetividade continuamente para identificar quais funcionam. As opiniões de especialistas oferecem novas ideias e perspectivas, mas cada organização tem estruturas, objetivos e audiências diferentes. O cliente merece o melhor tratamento, por isso é preciso entender – na prática – quais táticas e estratégias são efetivas e inspiradoras para ele.

4 – Qualidade de dados é essencial

O e-mail é a peça do quebra-cabeça que conecta os dados e as atividades dos clientes em diversos canais, plataformas e devices. Sem a confirmação das informações cadastrais, as chances de entender o comportamento cross-channel do consumidor são menores e deixam a empresa no escuro quanto às preferências de seus prospects e antigos clientes.

5 – Os clientes são todos diferentes

Com o aumento da disponibilidade de informações sobre as pessoas na web, os consumidores esperam que cada mensagem recebida venha personalizada de acordo com suas vontades e necessidades. Segmentar as informações para cada ação na Internet (como resenhas, comentários, visitas a sites e até curtidas no Facebook) ajuda para que todas as campanhas de e-mail marketing enviadas tornem-se altamente relevantes.

6 – Integre os canais

E-mail e redes sociais devem estar alinhados o tempo todo. Por exemplo: em seu primeiro contato, os destinatários podem receber mensagens de boas vindas encorajando-os a curtir a página nas redes sociais, e os que já fazem parte da lista de e-mail podem ser convidados a interagir no Facebook.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: