Operadoras poderão lançar serviços personalizados de torpedos para elevar receita, diz consultoria
Por Cibelle Bouças
As operadoras de telefonia móvel que atuam no Brasil poderão desenvolver novos serviços associados ao envio de mensagens de texto (SMS), como estratégia para elevar a receita com serviços de valor adicionado. A avaliação foi feita por Humberto Perissé, diretor da Quanti Pesquisa de Mercado.
“Esses serviços tendem a apresentar uma desaceleração neste ano, o que obrigará as operadoras a encontrar outras formas de elevar a receita”, afirmou Perissé. A décima edição do estudo Monitor Acision de VAS Móvel (Mavam), realizado pelas consultorias Acision Innovation Assured, Quanti e Convergencia Research, indicou que o envio de SMS no país triplicou em um ano, alcançando a marca de 14,1 bilhões de mensagens no terceiro trimestre de 2011 ante o mesmo período do ano anterior. O estudo ouviu 1.493 usuários de celular de todo o país.
Em receita, as operadoras registraram um incremento de 14% com a venda do serviço em relação ao mesmo período do ano anterior, movimentando R$ 964 milhões. O SMS representou 37,1% da receita obtida pelas operadoras com serviços de valor adicionado (SVA) e foi o segundo mais adotado no país em receita, depois da internet móvel. Os serviços de valor adicionado no período tiveram aumento de 36% e somaram R$ 2,6 bilhões. A internet móvel, por sua vez, apresentou uma expansão de 64%, para R$ 1,4 bilhão.
Apesar de haver triplicado no prazo de 12 meses, as vendas de SMS apresentaram desaceleração quando se compara um trimestre com o intervalo imediatamente anterior. No primeiro trimestre de 2011, houve expansão de 27% comparado ao quarto trimestre de 2010. O nível de crescimento encolheu para 23% no segundo trimestre e para 8% no último intervalo verificado.
O fato de o SMS ser usado por 89% dos brasileiros é apontado como outro indicativo de que o serviço tende a crescer pouco em demanda nos próximos anos. Durante a realização da pesquisa, as consultorias perguntaram aos entrevistados se haveria interesse em pagar por alguns serviços de personalização de SMS.
Entre os entrevistados, 44% demonstraram interesse em pagar por um serviço de lembretes de compromissos por SMS. Os serviços de encaminhamento automático de SMS para o correio eletrônico, reenvio automático de mensagens para outros dispositivos e arquivamento de SMS na internet geraram interesse para 43% dos entrevistados.
Uma parcela dos usuários de celular também demonstrou interesse em serviços como encaminhamento de mensagens para outro celular (39% do total), criação de listas de celulares para envio de SMS coletivos (37%), criação de listas de números para bloquear o recebimento de mensagens (35%), entre outros.
De acordo com o levantamento, os usuários de celular estão dispostos a pagar valores entre R$ 3,10 e R$ 5,10 por cada um desses serviços. “Algumas operadoras já realizam testes internos e a perspectiva é que esse tipo de serviço seja lançado no Brasil a partir do segundo trimestre”, afirmou Vancrei Oliveira, vicepresidente para América Latina da Acision.
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