Durante esta semana diversos usuários do aplicativo WhatsApp começaram a receber uma notificação que afirma que o app deixará de ser grátis caso não seja usado com frequência. A nota, mesmo sendo falsa, tem gerado dúvidas e continua sendo compartilhada por grande parte dos usuários.
A mensagem usa a fórmula básica das “correntes de e-mail”, e pede para que os usuários repassem a informação para um número específico de contatos. “Entre sexta e sábado que vem o Whasapp começa a ser cobrado a não ser que você use com frequencia. Se tiver pelo menos 10 contatos encaminhe esta mensagem e a logo vai ficar vermelha, indicando uso frequente”, diz o viral falso.
Mensagens do gênero são fáceis de serem identificadas como mentiras, pois em geral contém erros de gramática e solicitam que o usuário envie para outros contatos de sua lista. No caso desta notificação, ela existe desde o começo do ano, em inglês, e foi traduzida recentemente para o português a fim de fazer novas vitimas.
Não é a primeira vez que o WhatsApp é vítima de ações mal intencionadas. Há algumas semanas circularam aplicativos falsos com o mesmo nome do serviço que induziam os usuários do Facebook a clicarem em publicidades de um site externo.
O TechTudo alerta que não é possível que um aplicativo para smartphone passe a cobrar algo sem que o próprio usuário confirme. Se receber uma mensagem estranha de um desconhecido, não responda e bloqueie-o no WhatsApp. Caso receba esta mensagem de um amigo, avise-o de que ela é falsa e não precisa ser compartilhada.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!