Com a paralização geral prevista para setembro deste ano, empresas já estão se antecipando para reduzir os impactos causados pela paralização, já que são obrigadas pelo PROCON a oferecer uma alternativa de pagamento que seja viável ao consumidor, como o SMS.
Em época de dissídio salarial se aproximando, como acontece praticamente todos os anos, há grandes possibilidades de ocorrer uma paralização geral dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, como já acontece em alguns estados como São Paulo e o Distrito Federal. Para a greve em todo o país, há boatos de que acontecerá já agora na primeira quinzena de setembro, uma possibilidade que ganha ainda mais força em período de campanha eleitoral.
Em 2011, a reivindicação por melhores salários por parte dos trabalhadores dos Correios durou praticamente um mês, com 28 dias de paralização. Paralisações desse tipo afetam diretamente a economia, ao impactar empresas e consumidores de todos os setores. Dificuldades se dão principalmente em relação a contas que podem ultrapassar o prazo de vencimento sem que o consumidor as tenha recebido, gerando cobranças de eventuais encargos e até cancelamentos de serviços.
De acordo com o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), as empresas que enviam cobranças por correspondência postal, em caso de greve dos Correios, são obrigadas a oferecer alternativa viável de pagamento ao consumidor. O órgão também orienta que, além de oferecer a alternativa, as empresas também divulguem amplamente a forma de pagamento adotada.
Baseadas nessa orientação, no ano passado muitas organizações optaram por fazer uso do SMS, no intuito de substituir as faturas durante a greve dos Correios, o que deu muito certo. Uma das empresas em questão foi a GVT. De acordo com Gustavo Meredyk, analista DBM da empresa, “O SMS foi utilizado como um canal para informar o cliente sobre a greve e dizer que a sua fatura estava disponível em nosso site”. Segundo o analista, a GVT considera que o SMS é estratégico nesses momentos: “O cliente é avisado/lembrado de que existem outras formas de emitir a fatura, e não fica dependendo da entrega dos Correios para que o pagamento seja efetuado”, explica.
A GVT é cliente da Zenvia, líder em mensagens móveis no Brasil, responsável pela envio dos SMS. Para Paulo Carvalho, Diretor Comercial da Zenvia, “Também é possível encaminhar um SMS para solicitar a confirmação ou não do recebimento da fatura enviada pelos Correios, com o pedido de retorno via SMS, enviar a informação de que o boleto está disponível via web, no site da empresa para impressão, além de enviar a linha digitável, para que o consumidor possa efetuar o pagamento em qualquer caixa eletrônico”.
Paulo explica que o tráfego de SMS em períodos de greves como a dos Correios tende a crescer na Zenvia, já que, no ano passado, a empresa teve um aumento de dois milhões de mensagens trafegadas durante o período. E completa: “Ao enviar SMS num período de paralização, a empresa dá a oportunidade de o cliente lembrar-se da fatura, oportunizando uma comodidade e tranquilidade em relação a sua conta”.
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