Por: Sérgio Palmeirão
Os e-commerces atualmente costumam comunicar suas ofertas, mas não têm o costume de se comunicarem com os clientes. Comunicar-se com os seus clientes significa, além de você falar com ele, escutar opiniões e sugestões que ele possa oferecer sobre.
Quantas vezes vocês já receberam um e-mail «permitindo» que você responda direitamente pra loja sem ter o famoso «no-reply», «não responda» e por aí vai?
Umas das coisas mais importantes hoje no e-mail marketing é o engajamento e não há melhor engajamento que um cliente iniciar uma conversação com a loja através do e-mail marketing recebido.
Quando você fala isso pra qualquer gerente de marketing digital, CRM ou outro profissional da área, na maioria das vezes você terá como resposta algo como: é muito complicado, impossível, inviável, trabalhoso e etc.
Pode ser trabalhoso? Claro, pode sim! Mas precisamos lembrar que temos tecnologias suficientes atualmente para criar essas estratégias de forma simples.
Primeiro pense o que você pode fazer pra provocar uma resposta de seu cliente e fazer com que essa conversa seja de forma simples (sem ter várias pessoas conferindo a caixa de entrada, etc…), portanto essa estratégia deve ser pensada em algo que seja simples!
Por exemplo você pode enviar um e-mail com um cupom de desconto e seu cliente poderá aproveitar este desconto simplesmente respondendo direitamente através a mensagem no botão « responder », leve em conta o fato do seu cliente ter respondido, isso é muito importante!
Complicado? Nem tanto. Bom você vai precisar de uma caixa de e-mail válida pra receber o e-mail (o reply to deve ser válido, mas isso é básico), o servidor ao receber o e-mail ira analisar (com ajuda de um script) o assunto para saber de qual campanha vem essa resposta e criar uma lista dos clientes que responderem.
Uma simples sincronização dessa lista permitirá automatizar um disparo de um « agradecimento » com o famoso cupom de desconto, pode ser na hora que você recebeu o e-mail do seu cliente ou no outro dia, dependendo da tecnologia e estratégia que a sua empresa tem.
E agora? Você criou uma conversa entre você e seus clientes!
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