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24 de abril de 2016 - 14:07

Estrategias-de-e-mail-marketing-ainda-valem-a-pena-televendas-cobranca

Por: Caetano Notari

Foi-se o tempo de compra de lista de e-mails e envio de spam para promoção de produtos, serviços ou marca. O Marketing de Permissão é cada vez mais trabalhado quando se pensa em estratégia, visando experiência e relacionamento positivos entre consumidor e marca, além de redução de Opt-out (pedido de cancelamento de cadastro) e alcance de um público que realmente tenha interesse com o seu negócio.

Isso exige ferramentas automáticas de alto volume de processamento e nenhuma é mais adequada que o e-mail. Mas, tem que ser usado da forma correta.

Por isso, vamos ensinar como criar uma lista de e-mails campeã para promover seu infoproduto com eficácia e sem ser invasivo.

Crescimento constante

Configure em sua página de vendas um formulário de cadastro para recebimento de newsletter e outras informações sobre o seu infoproduto, como conteúdos exclusivos, inscrições em conferências ou palestras, participação em fórum de discussão exclusivo para assinantes.

Para isto, verifique os plugins que podem ser integrados e disponibilize os formulários em todas as páginas de seu site ou blog. Se possível, configure a solicitação de dados como um pop up, facultativa ao leitor, logo na página de entrada.

Também invista em calls-to-action que redirecionam o usuário para Landing Pages. Fazendo bem feito, têm uma eficácia alta.

Atraia pessoas, não e-mails

O seu objetivo é montar uma lista de e-mails. Tudo bem, mas e-mails são endereços eletrônicos de pessoas, possíveis consumidoras do seu infoproduto. Por isto, o seu foco deve ser atrair este potencial cliente.

Analise onde encontrar estas pessoas. Como elas se comportam na Internet? O que e aonde buscam informação? Preferem conteúdo mais denso ou dicas rápidas? Quais os formatos engajam mais em seu nicho? Se você não tiver estas informações de forma clara, pode pedir ajuda aos seus possíveis consumidores através de pesquisas ou grupos de discussão. O importante é conhecer a demanda deste consumidor para associá-la à sua oferta estrategicamente.

Vise a qualidade da sua lista

Certamente, quanto mais pessoas em sua lista, maior a probabilidade de conversão em vendas. Contudo, você deve considerar a qualidade do seu mailing e tê-lo como foco. Trabalhar com audiência segmentada potencializa esta conversão mais que comprar uma lista de emails aleatória ou até mesmo segmentada.

A vantagem em trabalhar com o marketing de permissão é que quem fornece os dados de contato quer de fato ‘ouvir’ o que você tem a dizer. Para completar o ciclo, dizer o que o seu público quer ouvir facilita consideravelmente o crescimento orgânico desta lista.

Foco no conteúdo

Para capturar estes e-mails você precisa ter algo de valor a oferecer. Por isso, investir em conteúdo pode ser um excelente negócio, uma vez que o custo de produção é consideravelmente baixo.

Utilize o seu conhecimento e os recursos que tiver mais familiaridade e associe à necessidade da audiência pretendida. Disponibilize para download uma amostra do seu conteúdo que instigue o consumidor a comprá-lo, promova palestras, webinar, artigos, guias, infográficos, dentre outros, relacionados ao seu nicho, e utilize os dados como moeda de troca.

Dedique-se à divulgação

De nada adianta produzir o conteúdo se ninguém tomar conhecimento de sua existência. Para uma captura de emails efetiva é necessário que as pessoas tomem conhecimento do conteúdo extra que você está disponibilizando. Para isto, divulgue-os em todos os canais de comunicação relacionados ao seu nicho possíveis:

Use todas as possibilidades que as redes sociais oferecem

Disponibilize através dos seus perfis sociais o conteúdo produzido. Os seus fãs e seguidores podem trazer a você novos interessados através de indicações e compartilhamentos.

Divulgue também em grupos e comunidades segmentadas, utilize hashtags no twitter e instrua seus afiliados e parceiros a fazerem o mesmo.

Seja criativo e consistente.

Desenvolva promoções atrativas

Quem não gosta de ganhar algo? Por isto, fomente promoções através de preenchimento de cadastros e contemple os ganhadores com o seu infoproduto, consultorias e materiais de seus parceiros, por exemplo. Use o seu conhecimento a seu favor.

Participe de fóruns

Dê o seu ponto de vista sobre os assuntos abordados e utilize o seu material como embasamento da sua defesa. Desta forma você atrairá tráfego para o conteúdo do seu site, logo o preenchimento do cadastro.

Considere estratégias de publicidade paga

Links patrocinados em buscadores, Facebook ou Twitter, banners, divulgação em listas de sites do seu nicho e posts patrocinados podem acelerar a ampliação desta lista. Se o seu orçamento permite, vale a pena investir!

Seguindo estas dicas você construirá uma lista segmentada para trabalhar a conversão em vendas dos seus infoprodutos estrategicamente, sem perturbar o seu cliente potencial. Pronto para começar? Conhece outra estratégia que não citamos? Não se esqueça de comentar!

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