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20 de março de 2012 - 1:01

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Empresas mandam torpedos e e-mails para consumidores acertarem contas em atraso

Novas modalidades de cobranças fazem consumidores acertarem as contas que, por algum motivo, deixaram de pagar no prazo de vencimento. Empresas especializadas em recuperação de crédito lançam mão de torpedos por celular e e- mails para “lembrar” a clientes de bancos e redes de varejo que há pendências a serem acertadas. Ligações telefônicas e cartas pelos Correios também são usadas para garantir a quitação das dívidas.

“Os torpedos funcionam bem com os jovens. Eles respondem logo quando recebem a mensagem por celular de que estão com alguma pendência”, afirma Leonardo Coimbra, sócio da Cercred, empresa especializada em recuperação de crédito.

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que, em 2011, 17% dos devedores tinham entre 20 e 25 anos. As grandes vilãs das contas em atraso são as parceladas no cartão de crédito.

O químico Felippe Aguiar, 26 anos, teve um problema familiar no ano passado que o levou a estourar o limite do cartão de crédito e a entrar no cheque especial. “Recebi um torpedo com aviso da dívida. Consegui renegociar e estou pagando as parcelas acertadas com a empresa”, afirma.

 

DESCONTO DE 50%

O operador de máquinas Felipe de Araújo Reis, 25 anos, conseguiu quitar dívida com proposta de uma empresa de recuperação de crédito. Ele recebeu uma ligação pelo celular de empresa de São Paulo e acertou as contas.

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O operador de máquinas Felipe Reis quitou dívida após receber ligação pelo celular. Ele negociou pagar metade do que devia, acertou as contas e conseguiu retirar o nome do SPC - Foto: Alexandre Brum. Agência Dia

“Eu devia as cinco últimas prestações de uma geladeira e um fogão, que comprei em uma loja de Florianópolis, onde morava. Recebi ligação de recuperadora de crédito e fizeram a proposta para eu pagar a metade do que estava devendo, e à vista. Foi a solução para o meu problema”, lembra, ressaltando que conseguiu limpar o nome no SPC.

DICAS

ANTECIPE-SE
O professor de Finanças Max Monteiro, da Faculdade Fabec, orienta como o consumidor deve proceder quando percebe que ficará inadimplente. “O melhor é não esperar vencer o prazo de pagamento. Antecipe-se dizendo que não terá condições de pagar”, afirma Monteiro.

DOCUMENTOS
Max Monteiro diz que o consumidor deve juntar documentos que justifiquem o atraso.

SEM PRESSA
“Quando for negociar uma dívida, não precisa ter pressa de fechar acordo. Anote a proposta e diga que vai conversar com a família. Sempre vale à pena fazer uma contraproposta”, ensina.

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1 Comentário
  1. Acredito sim que o Torpedo SMS e email ajudam sim a efetivar o acordo, afinal o devedor deve ser lembrado a todo momento da sua ´dívida, porém em alguns casos realmente vale mesmo o bom contato telefônico e o envio das cartas.

    Cada ferramente deve ser usada, após a análise da sua carteira e perfil do seu cliente, objetivando análise custo benefício mediante seus recebíveis.

    Marcos Oliveira em 20 de março de 2012 - 13:40

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