Por: Heloisa Figueira
Nos últimos anos, novas tendências de comunicação com os clientes surgiram, como chats, redes sociais e mensagens instantâneas. Diante desse panorama, pensar no envio de SMS pode parecer algo ultrapassado. Porém, para as companhias, essa modalidade tem conquistado cada vez mais espaço, já que boa parte dos consumidores possuem aparelhos de celular.
Por meio do envio de SMS, é possível disparar lembretes e avisos, promover campanhas e dar descontos especiais para os clientes mais fiéis. Além disso, não é preciso que o consumidor esteja conectado à internet para receber as mensagens, o que torna a comunicação ainda mais imediata.
Se a sua companhia ainda não utiliza todas as funcionalidades do SMS, confira o artigo a seguir no qual iremos apresentar os principais benefícios de adotar essa comunicação nos seus negócios!
1 – Marketing eficiente e barato
O primeiro benefício do SMS que vamos apontar neste artigo é a utilização do canal como estratégia de marketing para divulgação da marca e dos produtos. Além de ser uma comunicação imediata com o cliente, o SMS tem custos bem baixos se comparado com outras formas de marketing, além de ter uma ótima taxa de abertura.
Por meio das mensagens, as empresas podem anunciar promoções, campanhas em datas comemorativas, lançamentos e descontos especiais para os consumidores. Mas para alcançar os resultados esperados, é preciso utilizar o serviço de SMS somente com os clientes que autorizaram essa comunicação, além disso, é essencial manter uma frequência de envio saudável para que as mensagens não se tornem algo chato e incomode o consumidor.
2 – Ofereça mais comodidade aos seus clientes
O serviço de SMS é bastante eficiente em todas as empresas, porém, em áreas específicas esse recurso proporciona ainda mais benefícios, como é o caso das clínicas médicas ou das empresas com serviços de hora marcada.
Para negócios com esse perfil, o SMS atua como um facilitador para os clientes, pois é possível enviar lembretes e avisos sobre a data e horário da consulta ou do serviço agendado, uma excelente maneira do cliente lembrar dos seus compromissos e organizar sua agenda com antecedência.
O envio de SMS para avisar ou confirmar a participação do consumidor em uma consulta ou serviço também ajuda a evitar as ausências sem aviso prévio, que acabam impossibilitando o atendimento de outros consumidores.
3 – Acompanhamento dos pedidos
As compras online são cada vez mais comuns entre os consumidores de todas as idades. Apesar da popularidade e do aumento da confiança nos e-commerces, os clientes querem acompanhar todo o processo de suas compras, como confirmação do pagamento, despacho para a transportadora e envio para o destino final.
Muitas empresas utilizam o e-mail para informar os clientes sobre esses dados, mas é interessante também disponibilizar essas informações via SMS, evitando atrasos na comunicação ou problemas com os serviços de spam dos e-mails.
4 – Mantenha um relacionamento próximo com o cliente
Por fim, outro benefício proporcionado pelo uso de SMS nas empresas é a aproximação com os clientes após a compra do produto ou serviço. Por exemplo, desenvolver um serviço de atendimento ao consumidor via SMS é uma excelente opção para esclarecer dúvidas rápidas, potencializando a experiência do cliente com a marca.
Além disso, as pesquisas de satisfação via SMS também ajudam a manter o relacionamento com os consumidores, sendo uma forma eficiente de obter um feedback sobre o atendimento e serviço prestado pela sua empresa.
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