Muitas vezes os departamentos comerciais, de marketing ou de comunicação preparam conteúdos com o interesse de estimular uma determinada ação de sua audiência. Uma proposta comercial, por exemplo, têm o objetivo de fazer o cliente ligar para fechar a proposta feita. Uma peça gráfica com chamadas sobre uma promoção, o de fazer os clientes comprarem os produtos. Já um vídeo postado na página do Facebook, o de fazer o público curtir o vídeo, compartilhar o post e comentá-lo, gerando um buzz em volta da marca.
No entanto, esses conteúdos produzidos nem sempre criam no leitor a reação esperada, uma vez que eles podem ser consumidos apenas de forma passiva. Para estimular o seu público a agir e interagir com a marca, muitas empresas utilizam o famoso call to action, também conhecido como botão de ação. O call to action (CTA) é uma mensagem curta, adicionada ao final de um conteúdo, que capta a atenção do leitor e estimula uma ação imediata. Podendo ser um simples hiperlink dizendo “Acesse aqui!” que leva ao catálogo da empresa, ou um botão que direciona ao Facebook com a mensagem “compartilhe a notícia com seus amigos”, a ação induz o seu público a se envolver com a mensagem recebida.
Para ajudar você a criar botões de ação, compartilhamos abaixo 05 dicas de como produzir um call to action efetivo em seu e-mail marketing.
- Gere um senso de urgência
- Faça seu cliente se sentir especial
- Crie uma sensação única de valor
- Estimule o leitor a compartilhar opiniões e pensamentos
- Crie uma sensação de necessidade
1. Gere um senso de urgência
Use um call to action que faça referência a uma janela de tempo específica, causando um senso de urgência em seu consumidor. Como fazer isso? Dizendo aos seus leitores que eles possuem um prazo curto para realizar a ação que você deseja. Não se esqueça de adicionar ao seu call to action um verbo no imperativo como “assine agora”, “confira”, “entre em contato conosco”, “acesse”, “compartilhe”, etc.
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2. Faça seu cliente se sentir especial
É natural do ser humano se sentir especial quando faz parte de um lugar ou de um grupo que não é acessível para qualquer um. Ao oferecer ao seu cliente a chance de fazer parte de um seleto grupo de assinantes ou de clientes que recebem ofertas especiais, você automaticamente está aumentando o valor da oferta que está sendo feita.
Exemplo: clientes cadastrados recebem os lançamentos por e-mail antes que eles sejam divulgados para o público! Cadastre-se!
3. Crie uma sensação única de valor
Num mundo digital em que o leitor é bombardeado por inúmeras ofertas e call to actions o tempo todo, sua empresa precisa se destacar da multidão. Um dos truques para causar esse efeito é criar um que gere o senso de urgência ao mesmo tempo que faz com que o leitor se sinta especial, gerando uma oferta ainda mais atraentes que as sugestões anteriores.
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4. Estimule o leitor a compartilhar opiniões e pensamentos
Diferente da antiga era publicitária, quando as empresas apenas produziam publicidade sem escutar a sua audiência, a imagem corporativa das marcas hoje é construída em cima da opinião de seus clientes. Nunca foi tão importante para um potencial consumidor escutar um feedback de um cliente satisfeito para decidir efetuar sua compra. Por isso, engaje sua audiência com call to actions que estimulem seu leitor a compartilhar suas opiniões e pensamentos nas redes sociais e nas caixas de comentários do seu blog ou site.
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5. Crie uma sensação de necessidade
Mostre para o leitor que sua vida pode ser melhor, mais fácil ou mais plena, caso ele compre seus produtos, contrate seus serviços ou assine sua newsletter. Mostre o que ele pode estar perdendo caso não aproveite a oferta que você está fazendo. Não espere que seu leitor faça essa conexão sozinho, tome a dianteira e faça a conexão por ele.
Exemplo: mantenha-se um profissional atualizado! Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as últimas notícias sobre o mercado.
Nas campanhas de marketing digital da sua empresa, os call to actions são essenciais por serem o link entre o seu conteúdo online, a geração de tráfego e a conversão de novos clientes. Eles podem estar presentes ao final dos posts do seu blog, nos social posts das redes sociais da sua empresa e nas landing pages do seu site. Os call to actions podem ser usados em praticamente todas as suas peças e conteúdos, e vai trazer muito mais retorno e engajamento para a sua empresa.
E você, já utiliza call to actions nos e-mails marketing da sua empresa? Conte-nos sobre a sua experiência!
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