Por: Lilian Klemz
Você, como a maioria dos consumidores na era digital, pode comprovar diariamente ao checar sua caixa de entrada como o espaço de Email Marketing é altamente saturado e competitivo. Com tantas empresas disputando a atenção limitada dos consumidores, pensar estrategicamente ao montar uma campanha é fundamental.
Hoje, muito além de enviar simples mensagens ou notificações, o canal é uma boa forma de espalhar conteúdo, atrair novos visitantes e aprofundar relacionamentos com a base de contatos, tanto pelo envio periódico de mensagens por meio de disparos simples para a base, como de forma automatizada. Por ser uma ferramenta ágil e de baixo custo, é útil para vários tipos de negócios e tamanhos de empresas.
Uma pesquisa realizada pelo MarketingSherpa em 2013 apontou que os três principais objetivos da utilização do Email Marketing por diferentes negócios eram: “conversão e aumento de receita de vendas”, “direcionamento de tráfego adicional para o site” e a “entrega de conteúdo altamente relevante”. Os resultados mostraram que 67% das empresas estarão mais focadas nesses 3 pontos agora em 2014.
Com a evolução das plataforma de Email Marketing, o que sem dúvida é resultado da evolução dos negócios e das pessoas, ficou muito mais fácil operar diferentes objetivos. Neste post vamos abordar justamente como a utilização das estratégias certas podem ajudar a atingir esses três objetivos destacados na pesquisa.
Para atrair mais tráfego para o seu site
Quando pensamos em negócios B2B, atrair tráfego para o site da empresa sempre exige esforços da área de marketing. Produzir conteúdo para atrair visitantes é um tanto trabalhoso, dispende tempo e, ainda que o conteúdo seja de qualidade, os resultados demoram a aparecer. E, além disso, por mais atrativo que seja um site ou blog, isso não é garantia de que os visitantes retornem de forma recorrente.
E o que é possível fazer para atrair mais tráfego para um site através do Email Marketing? Uma maneira muito simples é fazer o envio das tão conhecidas Newsletters: com elas você pode apresentar ao seu subscriber ou cliente novas opções de conteúdo no blog ou mesmo email mais transacionais, comunicando alterações no produto/serviço, fazendo com que sua base de contato acesse o site por mais vezes para saber sobre as novidades da empresa. Veja nesse post algumas dicas para criar uma Newsletter de qualidade. Mesmo que não sejam newsletters, emails segmentados apresentando um conteúdo de interesse do público pode ser de grande valia.
Depois de atrair os visitantes e conquistá-los pelo conteúdo, a tendência é que as pessoas fiquem mais engajadas e dispostas a compartilhar seus posts e novidades. Assim, o Email Marketing também é muito útil na atração de novos visitantes. Só é importante que o conteúdo da mensagem, assim como o do site, seja digno de ser repassado pelos seus contatos.
Se você envia conteúdo atraente, que educa, diverte ou inspira, vai construir seguidores fiéis para sua marca e dispostos a aumentar o alcance do seu material. É assim que o marketing de conteúdo irá ajudá-lo a criar mais visitas e mais oportunidades, com o velho conhecido de todos: o marketing boca-a-boca.
Conteúdo relevante para nutrir bons relacionamentos
Manter um bom relacionamento com uma base de Leads e clientes é algo vital para a grande maioria dos negócios. Por isso, ter uma estratégia clara de nutrição traz resultados importantes no nível de engajamento, como também é fundamental para guiar seus prospects em direção à venda.
Mas o que você pode fazer para manter um bom relacionamento através do Email Marketing? Além do envio de newsletters e da divulgação de novos materiais por meio de emails promocionais, sua empresa pode investir em uma estratégia de Nutrição de Leads para fazer follow-up dos seus prospects. Use cada email para educar e motivar os seus clientes potenciais ou informar sobre suas ofertas (de conteúdos, serviços ou produtos).
Como já falamos várias vezes aqui no blog, muitas vezes o processo de vendas B2B é longo e pode demorar meses. O envio de emails periódicos vai preparar esses contatos e guiá-los até o próximo estágio de compra.
Mas, atenção! Para ter resultados ainda melhores, implemente uma estratégia de acompanhamento e utilize um sistema robusto para contribuir no processo. Um exemplo é a Nutrição de Leads no RD Station. Nele você consegue definir algumas regras e agendar uma série de emails que são enviados de forma automatizada.
Para converter mais e aumentar as vendas
Para demonstrar ainda mais a importância de uma boa estratégia de Email Marketing, queremos destacar que, segundo diversas pesquisas, aproximadamente 80% do potencial de vendas é perdido devido à falta de acompanhamento. Este é um dos maiores erros que as empresas ainda cometem na comercialização de seus negócios.
Para não cair nessa estatística, invista em uma boa segmentação de sua base de contatos, separando-os por áreas de interesse – conteúdos acessados ou baixados no seu site, que indiquem que tipo de produto ou serviço ele possa estar precisando. Desta forma, é possível entregar mensagens com as ofertas certas para o potencial cliente, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.
A Clear Educação e Inovação, empresa de capacitação e treinamento que oferece cursos e serviços para diferentes públicos e necessidades, é um exemplo de empresa que investiu na segmentação e obteve um ótimo retorno. Sua maior necessidade era entregar as ofertas de cursos mais adequadas para cada perfil de usuário, evitando, assim, que suas mensagens fossem consideradas SPAM pelos destinatários.
Por meio da ferramenta de CRM a empresa conseguiu reunir e gerenciar informações sobre todas as conversões, emails recebidos e interações em mídias sociais que cada potencial cliente realizava. O sistema de filtros do RD Station permitiu segmentar a base em diferentes critérios e, com isso, a empresa pode fazer disparos de Email Marketing dentro do próprio RD Station relacionados apenas às ações de conversão do Lead, o que tornou a comunicação muito mais eficiente.
Ao realizar a segmentação de Leads, a Clear conseguiu melhorar e muito a aproximação e relacionamento com seus clientes e pôde municiar a equipe de vendas de forma mais precisa. Em poucos meses, o resultado dessa segmentação começou a fazer efeito: o número de respostas aos emails aumentou 30%, mostrando um bom nível de engajamento por parte da base com as campanhas de email. Para conhecer melhor esse case de sucesso acesse o material completo pelo link: Como a Clear se tornou referência usando a Base de Leads e os Emails Segmentados do RD Station
Como você pôde perceber, um email “vendedor” pode ser a faísca que leva à compra (ecommerce), ao teste grátis, à solicitação de demonstração, pedido de orçamento ou qualquer que seja a conversão que sua empresa tenha como objetivo. Agora que você tem alguns exemplos de como atingir objetivos de negócio através do Email Marketing, já pode começar a pensar em como usar nossas sugestões para atingir seus objetivos mais importantes!
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