Com o aumento crescente de usuários acessando o e-mail por meio de dispositivos móveis (segundo o cetic.br, o número de brasileiros que acessa a internet no telefone celular atingiu 52,5 milhões), profissionais de marketing precisam se preparar para que suas campanhas alcancem também esses leitores.
Acontece que uma campanha de e-mail marketing para mobile tem muitos desafios devido às limitações técnicas dos diferentes dispositivos que um usuário pode ter. Mas, felizmente, com as soluções certas em mente, é possível criar campanhas bonitas, acessíveis e responsivas. Ou seja, que funcionam bem em todas as plataformas!
Separamos algumas dicas para que você consiga criar um e-mail marketing responsivo, que funcione bem para quem lê em computadores, mas também para os leitores de mobile:
- Capriche no texto
- Preste atenção nas colunas
- Invista no call to action
- Forneça links para as redes sociais
- Use bem a programação
- Pense no touch screen
- Invista em um bom pré-header
- Seja simples
1. Capriche no texto
Quando for escrever o seu e-mail, seja simples: poucas palavras, frases curtas, direto ao ponto. Escreva também com uma fonte grande e clara – o tamanho do corpo de texto deve ter menos 13px ou valores relativos como medium, large, x-large, xx-large. Nunca o small, x-small e xx-small. E quanto ao título, quanto menos palavras você utilizar, melhor.
2. Preste atenção nas colunas
O layout com mais de uma coluna raramente funciona no mobile. Entenda: enquanto e-mails costumam ser desenhados com uma largura de 640px para telas de computador, em uma tela de celular é preciso ter em mente que esse tamanho é dividido em dois (o iPhone é considerado um padrão para modelos de celular e tem uma tela com a largura de 320px). Então, muito texto ou imagens neste pequeno espaço podem ter a legibilidade prejudicada se posicionados em duas colunas. É melhor construir uma peça com largura entre 320 e 640px e distribuí-la em uma única coluna.
3. Invista no call to action
Tenha um call to action chamativo para que quando os olhos do leitor “escanearem” a página rapidamente, antes mesmo da primeira leitura, ele já consiga visualizar a ação que é convidado a tomar.
Lembrando que não basta fazer um bom CTA e parar por aí. Em muitos casos, por exemplo, o e-mail marketing vai redirecionar o leitor para uma landing page que também deve ser otimizada para aparecer bem em um smartphone. Portanto, as dicas acima também funcionam para a próxima tela: pense em layouts com bons tamanhos de fonte, apenas uma coluna e que tenham o tamanho ideal de 640px.
4. Forneça links para as redes sociais
É muito provável que o usuário de smartphone que recebe o e-mail marketing esteja conectado a outras redes sociais do seu celular. Então, em sua campanha, coloque botões de interação com essas mídias.
5. Use bem a programação
É importante utilizar media queries porque com eles, você consegue especificar o tamanho da fonte, altura e a largura dos blocos de conteúdo e apontar quais são os elementos que serão mostrados no layout mobile. Ou seja, a responsividade de seu e-mail pode ser definida aqui.
6. Pense no touch screen
Como já dissemos, é importante prestar atenção na limitação das telas de celular. No mobile, os links devem ser grandes o suficiente para que usuários possam tocá-los com o polegar. A Apple sugere um espaço de 29px por 44px para áreas clicáveis.
7. Invista em um bom pré-header
No email marketing para celular, o pré-header costuma ser a primeira mensagem lida, portanto, utilize informações que convidem o usuário a interagir com a peça.
8. Seja simples
Simplicidade e clareza sempre vão funcionar. Não utilize animações (Flash não funciona em dispositivos da Apple, por exemplo), não exagere no texto e facilite a interação com o usuário. Tenha em mente que não é possível prever em que tipo de tela o seu usuário abrirá o e-mail; por isso, um design responsivo é a melhor forma de atingi-lo nas mais diferentes plataformas.
Não há como negar: o e-mail marketing para dispositivos móveis está aqui para ficar. Então, siga as nossas dicas e obtenha sucesso também nas pequenas telas de smartphone.
Se você está interessado em melhorar as suas campanhas e quer mais dicas como essas, continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato conosco!
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