Por: Marina Tsutsumi
É cada vez mais intenso o uso de mensagens de texto pelos usuários de celulares e smartphones, seja pelos pacotes de SMS oferecidos pelas operadoras ou por serviços over-the-top (OTT). O aplicativo para Facebook “SMS para Todos” uniu o desejo do público em não pagar pelo serviço e a necessidade de marcas em atingirem esses consumidores através de publicidade. Na prática, é uma troca: ganhe mensagens de texto de graça e receba propaganda em seu celular.
O usuário interessado precisa de uma conta no Facebook, através da qual deve instalar o aplicativo para poder então enviar até dez SMS por dia para os amigos. Para cada mensagem enviada, o usuário deve aceitar receber em troca um SMS publicitário. “Com esse formato, conseguimos direcionar a publicidade de acordo com o perfil do usuário. O Facebook nos permite saber o gosto das pessoas, sexo, idade, religião etc, As empresas têm uma infinidade de filtros para sua estratégia de marketing”, diz Ismael Brixius, diretor de novos negócios e parcerias do Valoriza, grupo gaúcho criador do projeto e especializado no desenvolvimento de apps para Facebook e Android. A maioria dos usuários se cadastram por PCs e tablets. Brixius adianta que haverá uma segunda versão do aplicativo, voltada mais para os sistemas dos dispositivos móveis.
A ideia do SMS para Todos surgiu porque o grupo Valoriza tem uma plataforma de envio de SMS e torpedos de voz para publicidade. Por conta das restrições de envio de propaganda por SMS, decidiram começar a ferramenta pelo Facebook. “Tínhamos dificuldade de opt-in na base de dados, e somos contra spam, então essa regra de o usuário sempre aceitar a publicidade para conseguir enviar o seu próprio SMS foi o que nos permitiu resolver esse problema”, conta o diretor.
No momento, o SMS para Todos tem cerca de 50 mil instalações e de 25 a 30 mil usuários ativos todo mês. “Agora estamos em busca de investidores ou parceiros. Uma vez que conseguirmos isso, esperamos alcançar 5 milhões de usuários após um ano. O investimento necessário é de cerca de R$ 1 milhão. Quando atingirmos os usuários desejados, conseguiremos faturar por volta de R$ 2 milhões por mês”, calcula Brixius.
A base de anunciantes do projeto ainda é pequena, com muitas empresas regionais. Mas há segmentos de todos os tipos, como cursos de informática, beleza, divulgação de festas, entre outros.
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