Aug
13
12 de agosto de 2014 - 18:07

99-das-empresas-usam-e-mail-marketing-para-atingir-seus-clientes-mas-70-nao-o-fazem-corretamente-televendas-cobranca

Por: Juliana Azuma*

De acordo com o “E-Mail Marketing Study 2013”, levantamento anual realizado pela Experian Marketing Services junto a empresas de todo o mundo para analisar tendências, estatísticas e melhores práticas do segmento, as campanhas remetidas por correio eletrônico foram citadas por 99% dos entrevistados como a ferramenta mais utilizada para chegar ao cliente.

Apesar do uso por quase a totalidade das empresas consultadas, a maioria não tem adotado o recurso adequadamente: 60% não oferecem ao cliente opção de tipo de mensagem, conteúdo ou ofertas que querem receber, enquanto 35% deixam o público determinar a frequência. O dado mais alarmante, entretanto, é que 70% sequer utilizam mensagens personalizadas.

A alternativa que esses usuários encontram é a segmentação das campanhas de acordo com o histórico de acessos (83%) ou compras (70%) dos clientes, por região onde se encontram (72%). São critérios que poderiam gerar melhores resultados se fossem mais bem trabalhados.

A eficácia do e-mail marketing é comprovada, desde que seja adotada a estratégia mais adequada, e a personalização é o maior trunfo. Todo cliente quer ser bem atendido e ter a sensação de proximidade com a marca.

O estudo aponta que as mensagens personalizadas têm uma taxa de abertura 25% maior que a das não personalizadas, enquanto o aumento da taxa de cliques chega a 51%. Para um e-commerce, a taxa de conversão pode se multiplicar por seis, além de outros benefícios, como a fidelização do cliente. Já o disparo genérico, por sua vez, pode causar um efeito reverso, tendo rejeição do destinatário ou indo diretamente para a lixeira, como spam.

*Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: