Por: Nayara D’Alama
Nós já falamos há bastante tempo sobre motivos para usar o Twitter como ferramenta de marketing. De lá para cá a rede ganhou mais seguidores no Brasil e, apesar de ter perdido para o LinkedIn a segunda posição de mídia social mais usada no país, ainda é uma ótima opção para empresas que querem gerar tráfego qualificado, gerar Leads e interagir diretamente com o público.
Por permitir uma interação mais direta (bastando usar o @ na frente do nome de outro usuário), o Twitter é um bom canal para identificar e interagir com influenciadores. Essa é uma possibilidade de manter um relacionamento mais próximo daquelas pessoas com poder para influenciar outras sobre a sua marca, produtos e serviços.
Se o seu negócio está entrando agora nesse canal (ou já está nele há algum tempo, mas precisa de novas ideias), inspire-se nas dicas abaixo. Muitas delas usamos no Twitter da própria Resultados Digitais. (Siga-nos aqui!)
5 situações para aproveitar o Twitter
1 - Para quem trabalha com produção de conteúdo e mantém um blog atualizado, esse é um excelente canal para disseminar seus posts novos e atrair visitantes para o seu site. Muitas pessoas usam o Twitter para acompanhar novidades e se manter atualizadas. Veja como a @agenciamestre faz isso:
Além disso, se o público gostar do conteúdo, são grandes a chance de retuitar o post e aumentar seu alcance para outros usuários.
2 – Além de posts no blog, o Twitter é uma boa opção para a divulgação de ofertas em Landing Pages.
Aliás, o uso de pagamento social no Twitter para Landing Pages é ótimo para viralizar ofertas da sua empresa.
3 – Saiu uma notícia da sua empresa em algum meio de comunicação? Um prêmio de reconhecimento? Uma entrevista ou artigo? Aproveite o Twitter para divulgar esse conteúdo.
4 – Sua empresa vai participar ou promover algum evento? Que tal divulgar usando uma #hashtag específica?
Durante o evento também use o canal para disseminar o que está acontecendo em tempo real. O uso da hashtag facilita ao público acompanhar as novidades e interagir.
5 – Se o blog da sua empresa tem um acervo grande de conteúdo, reaquecer esse material é uma boa opção para atrair tráfego. Essa é uma prática que usamos bastante aqui na Resultados Digitais.
Apenas tome cuidado para não publicar conteúdos que já estejam desatualizados.
5 maneiras de escrever um tuite
Em geral o feed de notícias dos usuários no Twitter é muito dinâmico e cheio de atualizações, o que torna um desafio chamar a atenção com apenas 140 caracteres. Por isso, separamos algumas alternativas para deixar seus posts mais atrativos:
1 – Use perguntas:
tweet isso: Quer saber o que fazer (e o que não fazer) no Twitter da sua empresa? Veja aqui.
2 – Instigue a curiosidade do leitor:
tweet isso: Sua empresa sabe usar o Twitter? Será que sabe mesmo? Então veja este post da @resdigitais
3 – Busque a empatia com seu público:
tweet isso: Ter novas ideias para alavancar o Twitter não é fácil. Este post pode ajudá-lo a driblar isso:
4 – Enfatize os benefícios do seu conteúdo:
tweet isso: Use o Twitter para atrair tráfego e alavancar seu negócio. Veja aqui como fazer.
5 – Provoque o senso de urgência:
tweet isso: Sua empresa não quer ficar para trás no Twitter, né? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a rede.
Quer saber como eu fiz os exemplos de tuites acima ficarem “retuitáveis”? Veja este post em que ensinamos a criar um botão Tweetar.
E o que sua empresa não deve fazer no Twitter?
Muitas vezes indicar o que não se deve fazer é tão importante quanto a recomendação de boas práticas. Isso vale para o Twitter, pois há alguns erros graves que a sua empresa deve sempre evitar:
- Não bombardear seguidores com conteúdo de venda
Você gosta de usuários que só falam de si e que não compartilham nada que possa agregar para você? O perfil da sua empresa não pode agir dessa maneira e só postar tuites relacionados ao seu produto ou serviço.
Compartilhe conteúdo interessante, educativo e relacionado ao seu mercado. Algo que seja relevante para o público. Dessa forma você aumenta a chance de receber retuites e ganhar novos seguidores.
- Não interagir com seus seguidores
Uma das principais características do Twitter é ser um canal de conversa entre empresa e seguidores. Se um usuário inicia um diálogo ele espera um resposta (e rápida). Não interagir com o público pode decepcioná-lo e fazer sua empresa perder potenciais clientes. Portanto, lembre-se de monitorar novas menções diariamente.
- Exagerar nas abreviações
Ok, sabemos que 140 muitas vezes não é o suficiente para expressar tudo o que queremos, + isso ñ é motivo p/ escrever assim, pfv. Procure sintetizar ao máximo a sua mensagem.
Caso não consiga, existem soluçõe com o o TwitLonger. Mas se o objetivo da rede são mensagens curtas, procure respeitar essa característica.
Dica extra: Twitter Cards
Já ouviu falar nas Twitter Cards? Elas são uma opção do Twitter para agregar conteúdos extras em tuites que têm links para uma página, como o título da página, foto, vídeo, etc. Veja um exemplo abaixo:
Além de deixar o conteúdo mais atrativo e ganhar destaque dos demais tuites, você tem mais chances de gerar tráfego para seu site. Uma maneira interessante de ir além dos 140 caracteres.
Para isso, é preciso adicionar algumas linhas de código nas páginas do seu site. Veja os 7 tipos de cards e o passo a passo de como habilitá-las. (Plataformas como o WordPress têm plugins que facilitam isso.)
A sua empresa usa o Twitter? Tem alguma outra dica que gostaria de compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo.
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