Microblog aposta em crescimento da banda larga móvel para expandir no Brasil
Por: Tiago Alcantara
O SMS completou 20 anos, e muita gente questionou se ele já estaria com os dias contados — se é que já morreu e “esqueceram-se de enterrar”. Ao divulgar o início das operações do Twitter no Brasil, o “cabeça” da rede social aqui no País, Guilherme Ribenboim, disse que o microblog tem potencial para substituir a mensagem de texto.
Perguntado pelo R7 se a mobilidade do Twitter poderia ajudar nesse quesito, Guilherme disse que a expansão da internet móvel teria papel crucial nesta transição.
— Os próprios featurephones [smartphones populares] já estão hoje com muito mais mobilidade, muitos deles já têm aplicativos. As empresas de telefonia criaram planos específicos para as pessoas consumirem internet nos seus celulares. O Twitter tem um crescimento expressivo com tudo o que se relaciona à mobilidade. Pelo fato de que o Twitter é muito aderente ao celular. É muito fácil você ler o feed do Twitter pelo celular. É muito simples porque é texto, você tem fotos, tem vídeos, mas não precisa ver para consumir o Twitter. Estamos procurando mais crescimento com isso [popularização do 3G], estamos apostando nesse crescimento e vamos trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível.
O indiano Shailesh Rao, executivo responsável pelo crescimento global do Twitter, completou o raciocínio lembrando que o SMS, de alguma forma, é o “pai” do microblog.
—Os 140 caracteres são inspirados pelo SMS, e prover acesso de qualidade ao usuário de dispositivos móveis no Brasil é uma prioridade do Twitter.
Além do Brasil, o Twitter tem escritórios no Japão e no Reino Unido. O Brasil, que é um dos cinco países mais ativos do mundo no microblog, recebeu a terceira unidade fora dos Estados Unidos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.