Por: Thais Moreira
O Magazine Luiza tem 731 lojas, incluindo as Lojas do Baú, adquiridas no ano passado, e as Lojas Maia, compradas em 2010. São 106 unidades virtuais e 571 lojas de rua.
Frederico Trajano, herdeiro da rede varejista Magazine Luiza, está determinado a ampliar as vendas eletrônicas no país e quer abrir 10 mil lojas nas redes sociais até o final deste ano. Para isso, o filho de Luiza Trajano e diretor de marketing e vendas da companhia anunciou ontem a ampliação da plataforma de vendas da empresa no Facebook e Orkut.
A iniciativa, batizada de “Magazine Você”, foi criada há quatro meses para familiares de funcionários e hoje conta com mais de mil lojas, sendo 708 no Facebook e 450 no Orkut. As comissões variam de 2,5% a 4,5%, sendo que os novos “lojistas” poderão escolher até 60 produtos para vender.
“Nosso objetivo com o novo canal é que as pessoas sejam curadoras e vendam produtos que elas conheçam”, afirma. O executivo alia a expansão ao potencial de mercado do Brasil para vendas diretas, comércio pela internet e intenso uso de redes sociais. “Em 2010, as vendas diretas movimentaram R$ 26 bilhões no país, o que coloca o Brasil como o quarto maior mercado nesse modelo de negócios, com 2,7 milhões de revendedores”, diz.
Varejista quer ter 10 mil estabelecimentos para usuários.
Nas duas redes sociais, os divulgadores poderão montar gratuitamente suas lojas e incluir comentários sobre os produtos e compartilhar as ofertas a seus amigos. Ao efetuar a compra, o usuário será transferido para o site do Magazine Luiza, onde a aquisição será concluída.
Clique e clique
Para Trajano, o social commerce é como as vendas porta a porta, como Avon e Natura. Em 2010, as vendas diretas registraram um faturamento de US$ 132 bilhões. “O boca a boca é a melhor propaganda que existe. E as redes sociais são potenciais para recomendar e comentar algum produto”, diz Frederico Trajano. A taxa de conversão desse modelo de vendas é 50% maior do que no site, afirma o executivo.
Resultados
No penúltimo trimestre de 2011, o Magazine Luiza registrou vendas on- line de R$ 214,4 milhões, crescimento de 48% referente ao mesmo período de 2010. A companhia fechou o trimestre com um faturamento bruto de R$ 1,8 bilhão, crescimento de 33,8% em relação ao mesmo período de 2010.
CADASTRE-SE no Blog Televendas e Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!
É assustador o quanto este tipo de iniciativa poderá modificar para sempre o comportamento do consumidor, principalmente se levarmos em consideração o alcance que possuem as redes sociais.
E isso é só o começo….