Por: Juliano Marcílio – Presidente da VIRID, Agência de email marketing da Serasa Experian.
Qual é o impacto das redes sociais na utilização do e-mail marketing?
E-mail marketing e redes sociais têm funções complementares. Nas redes sociais, é possível iniciar conversas com todos os clientes, quase que como em uma mídia de massa, mas bem segmentada, ao passo que o e-mail permite uma conversa particular com cada usuário. Por exemplo, pode-se anunciar uma promoção de um produto por meio das redes sociais. Quando o usuário demonstra interesse, o e-mail permite o retargeting dessa “conversa”.
O e-mail marketing sofreu adaptações dentro das estratégias por conta das novas tecnologias?
O e-mail marketing é um canal extremamente ativo e que, como tudo no mundo digital, vem se reestruturando e aprimorando ao longo dos anos. Cada vez mais, os consumidores e as marcas prezam por segmentação e hoje o e-mail marketing permite que seja criada uma relação junto ao público alvo das empresas. E as evoluções da ferramenta resultaram em segmentação, respeito às boas práticas de e-mail, relevância e bom atendimento aos clientes.
Como avalia a presença dessa ferramenta no futuro?
O que vemos de novidade é que o mobile é uma realidade e as peças de e-mail marketing também podem ser preparadas para a visualização nessas plataformas. Isto por si só já é muito relevante, pois permite ao usuário perceber a mensagem completa. O mobile oferece um elemento adicional nesta equação, que é, quando permitido pelo usuário, saber a sua localização geográfica. Acreditamos que, dessa forma, os investimentos passem a ser baseados nessas novas tendências e a relevância em função do geoposicionamento pode ser um exemplo disso.
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