Santander, Itaú e Banco do Brasil fizeram duelo de rimas por conta de cliente
Por: Cadu Caldas
Enquanto a maioria das empresas ainda se atrapalha para lidar com as reclamações de consumidores nas redes sociais, algumas utilizam o ambiente virtual para estabelecer diálogo com clientes, reforçar a identificação e ampliar as vendas.
Queixas não atendidas acabam nas redes sociais
Com fama de conservadores, os bancos brasileiros surpreenderam ao adotar uma linguagem informal e com humor para conversar com os usuários. Meses atrás, Santander e Itaú se envolveram em um duelo de rimas no Twitter para conquistar um potencial cliente. O perfil do Banco do Brasill também entrou na brincadeira. Nenhum levou a conta, mas todos ganharam elogios.
— Algumas companhias já se deram conta de que é preciso estar nas redes antes que a crítica surja. Quem percebeu primeiro, e está investindo nisso, se deu melhor — avalia Patrícia Teixeira, autora do livro Caiu na Rede. E Agora?
Referência no país quando o assunto é interação com o público, a Ponto Frio foi a única brasileira a figurar entre os 10 primeiros colocados em ranking que destaca as empresas que mais respondem ao público por meio do Twitter em estudo elaborado pela Socialbakers, consultoria internacional de marketing em mídias sociais.
Reclame aqui foi alternativa encontrada por Adriele Leão
Com um personagem de veia cômica, o Pinguim, a empresa conseguiu transformar o contato com os clientes em vendas. As ações renderam faturamento de cerca de R$ 20 milhões em 2012.
No Rio Grande do Sul, a cerveja Polar também se destaca ao investir no tradicional bairrismo. Em vez de oferecer os produtos, a marca se dedica a criar posts ressaltando o orgulho de ser gaúcho. A página já conta com 250 mil curtidores.
Jozeane Vianna fala com o banco Itaú pelo Twitter
Novo tipo de negócio
A maioria das marcas com forte presença na web mantém equipe própria para atuar nas redes. Mas cresce a tendência de terceirização. Novos negócios surgem para planejar como as companhias vão se comportar no ambiente digital.
A Global AD é uma delas. A empresa é responsável por perfis de cinco marcas, incluindo o supermercado Nacional. De janeiro a outubro, o número de curtidores da marca no perfil do Facebook saltou de mil para 84 mil.
— Como não estamos no mesmo espaço físico, desenvolvemos um protocolo de atuação. Quando alguém faz uma reclamação, sabemos os caminhos a tomar. Informamos o setor envolvido e tentamos dar uma resposta o mais rápido possível — explica um dos sócios, Felipe Volpato.
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