Marcas devem identificar palavras-chave relacionadas a seus negócios e usá-las para buscar usuários, páginas, grupos ou listas, partindo para a interação. Conectt propõe exercício
Muitas empresas ainda encaram as redes sociais mais como plataformas de relacionamento do que de vendas, embora elas sejam potenciais fontes de leads para as equipes comerciais. Para tornar este uso possível, a companhia deve ter uma presença consistente nos sites e capacitar os profissionais para que estejam aptos a garimpar usuários com perfis semelhantes aos de seus melhores compradores. A agência Conectt preparou um e-book com orientações e exercícios para que a prospecção de leads nas redes sociais seja eficiente.
O primeiro passo é lapidar a presença nas redes sociais. A companhia não precisa ter perfis ativos em todas as mídias, mas somente naquelas que sejam vantajosas a ela. Assim, não há desperdício de esforços e investimentos. Selecionadas as plataformas, é preciso ter consistência no preenchimento dos dados do perfil, de modo que uma pessoa que não conheça a companhia e tenha seu primeiro contato por ali possa ter algumas de suas principais perguntas respondidas: qual o tipo de negócio, o setor de atuação e o link para o site com mais informações.
A linguagem utilizada tanto nessa apresentação quanto nas postagens de conteúdo nas redes sociais devem ser guiadas tendo como base a persona (perfil ideal) a ser impactada. O conteúdo precisa ser de interesse desse grupo para que a empresa consiga driblar, por exemplo, o algoritmo do Facebook, chamado Edge Rank, que filtra as publicações e define quem são os fãs da página que irão visualizá-las – apenas 12% do total.
Abas personalizadas e anúncios
Na confecção do perfil, é importante ainda considerar o recurso de criação de abas personalizadas, que são aquelas janelinhas que aparecem logo abaixo da foto de capa da página. Para um restaurante, por exemplo, pode ser interessante incluir o cardápio em uma dessas abas. A customização pode ser feita em iFrames, em linguagem HTML. Esse recurso oferece a oportunidade de explorar o contexto do negócio, incluindo informações extras sobre os produtos e serviços.
Uma vez elaborado o perfil, chega o momento de iniciar a prospecção. Uma das formas mais usadas de atrair leads para um site é via anúncios pagos. Eles podem ser bem segmentados e funcionam para atrair uma audiência qualificada a um custo acessível. A busca e a atração por potenciais clientes, entretanto, não precisa se limitar aos anúncios. Há a possibilidade de se fazer uma prospecção mais direcionada. Os grupos e páginas do Facebook e as listas do Twitter são fontes importantes de prospects para o time de vendedores.
Palavras chave e busca por prospects
O trabalho de identificação desses usuários começa com a definição de palavras chave relacionadas ao negócio: termos que as pessoas usam para encontrar a empresa nas pesquisas. Também é necessário escolher alguns conteúdos que estejam ligados a esses assuntos. Buscas nas redes sociais, tendo por base essas palavras chave, indicarão usuários, páginas, grupos ou listas interessantes para o negócio.
A partir daí, é preciso interagir com as pessoas: curtir posts relacionados ao negócio, compartilhá-los, publicar conteúdos nos grupos, entre outras ações que despertem o interesse nos usuários-alvo. O perfil da empresa deve tentar participar das conversas e envolver os demais por meio de perguntas, por exemplo. Não se pode esquecer que algumas dessas ações podem ficar visíveis para os demais fãs e seguidores da marca nas plataformas.
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