Por: Ricardo Galdino
MULTICANALIDADE é a capacidade de atender o consumidor de forma eficiente, adequada e eficaz através de qualquer canal de contato que o cliente tenha com sua empresa, de forma online ou off-line.
Ter um atendimento multicanal envolve vários pontos importantes:
– É preciso saber com quem você está falando (quem é meu cliente? quais produtos ele compra? quanto ele gasta? o que ele quer? etc…)
– Integração de canais (De nada adianta ter muitos canais se eles não estão integrados)
– Pontos para contato (Se é “multi”, necessariamente serão muitos, mas o primordial é saber que em todos o cliente quer ter informações corretas e completas)
A grande questão do atendimento multicanal é que, mesmo que as empresas tenham áreas distintas como SAC, estoque, marketing, etc, para o consumidor ela é a mesma empresa. Ou seja independente do ponto de contato, esse cliente deve ser bem atendido e receber todas as informações que procura.
COMO IMPLANTAR um atendimento multicanal?
Indo contra o que muitas empresas acreditam, não é necessário implantar todos os canais ao mesmo tempo, investindo alto sem ao menos estar preparado para essa grande transformação na empresa. Nossa dica é ir explorando um canal a mais por vez, analisar os resultados e depois que ele estiver estabelecido, ir aumentando para outro mais e assim por diante. É normal e aceitável ir aos poucos até chegar na multicanalidade.
BENEFÍCIOS de um atendimento multicanal.
Entre os benefícios da multicanalidade estão:
– Clientes fidelizados
– Possibilidade de tornar-se referência no seu segmento
– Aumento do ticket médio
– Aumento de Market share
– Top ofMind.
Veja alguns números:
– Clientes multicanais consomem 4 x mais
– 38% dos clientes que compraram online e buscam na loja gastam R$ 130 a mais quando retiram o produto
– Clientes multicanal gastam 72% mais por compra que um cliente monocanal
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