É possível acertar no Facebook; Saiba como o investimento no conteúdo deve ser feito e como tomar cuidado para não prejudicar sua empresa
Hoje em dia, boa parte das empresas percebeu a importância de usar a rede social mais populosa do momento. Porém, se perder no Facebook e apostar todas as suas fichas na rede, é um grande risco, pois muitas empresas passam a centralizar suas estratégias de comunicação nesse canal, se desprendendo de todos os outros.
Segundo José Matias, diretor da agência de performance online Redsuns, as marcas já compreenderam que, apesar de não estarem nas redes sociais, seus usuários estão lá e por isso entraram no Facebook. Porém, alerta Matias, muitas delas estão investindo todas as suas forças nesse canal. “Há algumas empresas que usam a rede como seu único meio digital de contato e portfólio, substituindo até mesmo seu site corporativo”. Com inúmeras mudanças, entretanto, as empresas estão constantemente perdendo o alcance de suas fanpages e precisando trocar as estratégias para manter o contato com o público, pois os anunciantes e produtores de conteúdos acabam percebendo as mudanças apenas após que elas são feitas. “ Um exemplo é a perda de alcance orgânico que, segundo pesquisas, caiu para uma média de 6% e até 2% para as páginas com mais de 500 mil fãs”, comenta o especialista.
Porém, é possível acertar no Facebook. Além de investir em conteúdos com títulos que chamam a atenção e de imagens com maior apelo visual, anúnicos, promoções e posts impulsionados ajudam na busca pelo seu público alvo. Destaca-se para isso o FacebookAds. Com essa ferramenta é possível atingir um número maior de usuários, tanto na sua base de fãs como fora dela, sempre com o resultado dependendo mais da qualidade do conteúdo e otimização constante dos anúncios e das publicações do que do meio para a promoção do conteúdo.
Essas ferramentas podem ser usadas de acordo com a necessidade do cliente, seja para aumentar as visitas no site ou conseguir mais fãs para a página do Facebook, se esse de fato for o resultado esperado para aquela ação. “É importante sempre ter os objetivos bem definidos, para que as ações e investimentos feitos possam ser mensurados em relação ao retorno que geraram para a marca”, diz Matias. “Empresas menores em geral se preocupam muito com o número de likes, o que pode ser importante num primeiro momento para que atinjam um número maior de usuários, mas depois da base de fãs estruturada é importante avaliar o que será feito para se relacionar e comunicar com estes usuários”.
Matias ressalta que apesar dos bons resultados que as estratégias digitais apresentam, é necessário um planejamento maior de comunicação digital. “As empresas precisam entender que o Facebook é uma ferramenta e não a única. O importante é ter uma estratégia que considere as mídias sociais como um todo e não apenas um canal. Se o Facebook é importante hoje pelo número de usuários, conteúdos, etc., é importante lembrar que já tivemos outras redes similares – como o Orkut – e poderemos ter muitas outras futuramente”. Mas segundo o especialista, o Facebook ainda merece investimento, pois têm e por algum tempo deve manter sua relevância entre o público. “Mas além de se preocupar em ter um número determinado de likes, é importante usar a ferramenta para criar relacionamentos, que possam ser mantidos em outros canais também, afinal o Facebook pode acabar um dia, mas a sua marca deve perdurar”, completa.
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