Acredito que a resposta a essa pergunta vem sendo perseguida desde que o mundo é mundo, ou pelo menos, desde que se estabeleceu o sistema de comércio. Milhares de livros já foram escritos e muitos outros milhares o serão. Encontrar resposta à essa pergunta, colocaria qualquer fabricante em vantagem em relação a sua concorrência. Por causa disso, o departamento de marketing das empresas, gasta mais e mais dinheiro, a fim de “entrar na cabeça” do consumidor.
Um dos erros das empresas é “olhar para fora” em vez de “olharem para dentro”. A resposta pode estar bem diante de nosso nariz e não a enxergarmos. Poderíamos enumerar uma grande lista de empresas que dessa forma, encontram a solução para seu baixo faturamento. Intel, Google, Apple, P&G etc. No entanto, gostaria de compartilhar com vocês, uma lista bem elaborada por uma empresa americana de sucesso, a Selling Power, sobre as mais prováveis ações que poderão tornar os clientes felizes.
1. Substitua a visão de que seu relacionamento com a clientela se baseia em apenas compra e venda por uma estratégia que priorize a felicidade do cliente.
2. Substitua a antiga reação “Vou ver o que posso fazer” por “O que posso fazer para deixá-lo feliz?”
3. Substitua a velha pergunta “Como posso fechar uma venda?” por “Como posso ser mais útil para este cliente em potencial?”
4. Reduza à metade o tempo que você leva para responder a cada solicitação dos clientes e suas chances de fazer negócios quadruplicarão.
5. Dobre o tempo em que você passa ouvindo as solicitações dos clientes e suas oportunidades de tornar um cliente feliz se multiplicarão.
6. Dobre aquele “algo mais” que você faz pelos clientes e as referências serão abundantes.
7. Pare de ficar esperando uma recompensa concreta cada vez que presta um serviço excepcional a seu cliente. Um cliente feliz é o resultado de cuidado e dedicação no atendimento.
8. Troque o velho pensamento “O que eu ganho com isso” pela filosofia “Pode contar comigo”.
9. Mude aquela velha imagem de que “O mundo é uma selva!” para “O mundo está cheio de oportunidades para deixar meu cliente feliz”.
10. Não esqueça: um cliente feliz nada mais é do que um reflexo da maneira como você gostaria de ser tratado.
Bem, não fique aí resmungando que já sabia de tudo isso. Claro que não estamos reinventando a roda ou a lâmpada com essas sugestões. No entanto, quantas empresas vêm desprezando esses conselhos? Comece a por em prática e torne seus clientes felizes.
Abraço a todos,
Fernando Fernandes
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