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20 de fevereiro de 2013 - 22:05

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Falha ocorreu após chuva de quinta-feira.

Prazo se encerra nesta terça-feira, segundo secretário de Energia.

Por: Letícia Macedo

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, afirmou que a AES Eletropaulo deve receber uma “punição importante” da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) por causa da pane no atendimento do call center da empresa após a chuva que atingiu São Paulo.

Ele afirmou que o prazo para a empresa prestar esclarecimentos à Arsesp se encerra nesta terça. A Eletropaulo foi acionada pela reportagem do G1, mas não havia retornado sobre a declaração de Aníbal.

De acordo com o secretário, durante o temporal, a central de atendimento ao cliente entrou em colapso por mais de cinco horas. “Eles jogaram essa responsabilidade para a empresa que faz manutenção dessa central [de atendimento]. Para nós não importa. O que importa é que a população ficou numa situação de total desatenção durante 5, 6 horas sem ter como falar sobre a interrupção no fornecimento de energia”, afirmou.

Segundo ele, o número de interrupções não foi muito grande, mas a falha no call center tornou o problema “grave”. “A Arsesp vai sugerir uma punição importante”. O secretário, entretanto, não especificou qual será a punição.

Com relação às queixas de consumidores sobre a demora para restabelecer o fornecimento de energia, Aníbal disse que a secretaria monitorou o serviço de atendimento ao cliente a cada cinco minutos e não detectou problemas.

“Ontem vários atendimentos não foram realizados porque os carros da Eletropaulo ficaram presos no trânsito”, declarou. Segundo ele, o incidente mais grave, registrado em uma subestação, demorou a ser solucionado, porque carros da empresa ficaram presos no Anhangabaú, na região central.

José Aníbal informou que, entre 2011 e 2012, cerca de R$ 52,8 milhões em multas foram aplicados para diferentes distribuidoras de energia, entre elas, a AES Eletropaulo. O valor das multas, no entanto, não foi especificado.

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