Por: Jorge Eduardo
Paraque você possa fidelizar seus clientes, também pelo telefone, irá precisar seguir algumas regras e padrões para que sua empresa possa se destacar e aumentar as vendas por esse canal muito importante.
No Brasil se você seguir o manual do bom atendimento estará muito à frente de várias empresas que usam esse canal, pois muitas fazem o atendimento telefônico (Call Center) mal feito.
Farei um artigo duplo com dicas para sua equipe e dicas sobre como tratar o cliente de maneira correta.
Hoje falaremos sobre a equipe:
1- Defina metas claras
Criar indicadores de resultado é importante para que possa desafiar sua equipe. Equipes de atendimento e vendas precisam contar com pessoas competitivas, arrojadas e que gostam de desafios.
Para se criar esse ambiente, indicadores são necessários e precisam ser possíveis de ser atingidos.
2- Meça os resultados
Depois do ambiente competitivo criado e das metas claras e aceitas pela equipe, você precisa apresentar as formas de medir o resultado. É importante deixar claro todas as formas de medir os indicadores e como elas são ranqueadas.
3- Aplicar o Feedback
O gestor responsável por sua equipe deve estar atento a tudo que está acontecendo no ambiente de trabalho. Conflitos internos, quebra de metas, problemas individuais, erros, acertos… Tudo isso deve ser observado e estruturado para que possa sempre trazer feedbacks que gerem valor para o funcionário.
Feedbacks sem fundamentos não levam a nada, por isso siga os passos corretos para passar um feedback. Observar, Refletir, Estruturar e passar o feedback.
4- Capacitação dos funcionários
É muito importante para qualquer negócio que você capacite seus funcionários. No Call Center a capacitação deve ser obrigatória, pois a relação com o cliente é tão intensa quanto a pessoal, mas temos o problema de ruído com a falta de contato visual.
Sua empresa pode investir em empresas de treinamento, cursos, aulas gravadas online ou em DVD, livros… O importante é sua empresa disponibilizar conteúdo para municiar seus funcionários de conhecimento para serem usados no atendimento.
Como o mundo do relacionamento com o cliente é muito intenso, recomendo que foque bastante em treinamento de vendas e atendimento. Contudo os métodos e processos de trabalho não podem ser esquecidos, novos sistemas também devem ser incluídos no processo de relacionamento visando melhores resultados.
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