5 dicas que vão melhorar seu negócio
Errar é humano, acontece com qualquer um de nós e não é diferente com os nossos negócios. A cultura do fracasso no Brasil ainda não é muito forte como a de alguns países lá fora, mas dia a dia muitos empreendedores tem tomado a consciência de mostrar que erraram, que muitas vezes quebraram seus negócios anteriores e hoje, aprenderam com o erro.
Isso é importante mas não é tudo. Reconhecer o erro é um passo, ir atrás da correção é o caminho.
Por isso separamos alguns pontos que você deve fazer para melhorar sua reputação com o cliente (caso tenha falhado com ele) e aprimorar seu trabalho:
1º Assuma sua falha.
Não adianta seguir aquela linha de pensamento igual a de Homer Simpson dizendo que: “A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser” porque a vida não funciona assim! Se realmente você falhou em algum ponto com o seu cliente, assuma.
2º Peça desculpas a ele.
Pode parecer uma dica boba, mas é de grande importância. Afinal, se você falhou e reconheceu o erro, pedir desculpas é assumir a responsabilidade do ocorrido com humildade.
Essa é a segunda chance de mostrar pro seu cliente que vale a pena ele estar com você independente de algum problema, porque você reconheceu a falha e não deixará se repetir novamente.
3º Traga solução e melhorias.
Não adianta assumir que falhou, pedir desculpas pelo ocorrido e nada fazer depois. É super importante mostrar ao seu consumidor que está indo atrás de soluções para o ocorrido e que melhorará seus serviços pra que nenhum cliente passe por isso nem agora e nem depois.
Descubra o que aconteceu internamente, em qual parte o processo falhou para que isso seja corrigido e seu negócio continue em pleno crescimento. Afinal, com os erros que descobrimos e aprimoramos nossa performance, produto ou serviço.
4º Faça pesquisa de satisfação.
Após o problema solucionado com o cliente, mostre mais uma vez o quanto ele é importante para você. Faça uma pesquisa, com questões importantes e pertinentes ao fato e descubra se solucionou bem a situação.
5º Gerencie tudo isso
Gerenciar esse relacionamento é vital porque assim você consegue ter uma visão 360º de seu negócio. A partir daí você vai conhecer ainda mais as necessidades de seus clientes e como você pode alcançar mais novos clientes. E o CRM serve exatamente para isso.
Lembre-se sempre que um cliente que faz alguma reclamação é porque ainda acredita que você pode servir um produto melhor, ainda acredita no potencial da marca. Se ele não acreditasse, provavelmente entregaria seu produto e pediria seu dinheiro de volta, ou deixaria pra lá e iria correndo comprar da concorrência.
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