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Como entender o cliente no atendimento

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: CRM Zen
29 de novembro de 2015 - 14:10

Como-entender-o-cliente-no-atendimento-televendas-cobranca

Por: Jorge Eduardo

Com as vendas crescendo é muito importante que seu atendimento seja impecável para que você consiga captar o maior número de clientes possível.

Hoje vou focar em um momento muito importante da venda física, a sondagem. Para quem não conhece, a sondagem é o momento posterior à abordagem e é a hora que o vendedor precisa identificar a necessidade do cliente.

Nem sempre o cliente sabe o que quer, ou não consegue responder de forma que você entenda, por isso, preparei algumas dicas para que você possa desenvolver essa etapa com qualidade.

1- Faça perguntas certas

Mesmo o cliente não sabendo o que quer, ele ficará irritado se você quiser mostrar toda a loja sem um foco, por esse motivo suas perguntas terão que fazer o cliente dar dicas sobre o que ele realmente precisa.

Faça perguntas sobre as experiências que o cliente teve e que o levou a ir a sua empresa. Pegando como exemplo uma loja de tênis esportivos, pergunte se o cliente quer um tênis para praticar algum tipo de esporte específico. Imagine que o cliente falou que quer correr, pergunte quantas vezes ele irá fazer isso por semana e se ele é amador ou profissional.

Perguntas desse tipo podem levar você a achar o produto ideal para o cliente e economizar o tempo em que ele fica pensando no que escolher.

2- Conheça muito bem o seu produto

Não adianta você dominar a arte da venda se não conhecer bem os produtos com que trabalha. É preciso saber as características de cada produto e saber quais as necessidades que esses produtos podem atender. Assim você será completo e fechará negócio muito rápido.

3- Tenha um manual estruturado

Os vendedores que leram a dica anterior podem estar querendo me matar e pensando: “como eu vou saber tudo isso dos produtos da minha loja, são mais de 30 mil produtos” …

Para que eu não receba ameaças pelos comentários eu trouxe essa terceira dica, rs!

Sua empresa deve ter um catálogo que facilite a vida do vendedor, o catálogo deve estar integrado com as necessidades dos clientes e os produtos devem ser encontrados de forma simples.

Assim sua empresa estará bem preparada para atender bem a quantidade de clientes que o fim de ano trás.

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