Por: Felipe Thomé
Steve Jobs costumava dizer que a Apple deveria estar tão próxima de seus clientes a ponto que pudesse dizer a eles o que precisam, antes que eles mesmos soubessem. Com essa mentalidade, Jobs conseguiu criar uma legião de clientes apaixonados e extremamente engajados com a marca, antes mesmo das redes sociais e toda facilidade existente atualmente para isso.
Se pararmos para analisar algumas das marcas que mais crescem e ganham destaque, algo em comum entre elas é o poder de criar redes de pessoas engajadas com sua marca. Basta ver casos mais antigos como Heineken, Starbucks, Red Bull, Coca-cola e outros mais recentes como Netflix, Uber, Nubank, Airbnb, entre outros. Esses são grandes exemplos de como conectar pessoas e marcas fazem a diferença na construção de uma empresa de sucesso.
Muitas vezes podemos pensar que esse tipo de engajamento só é possível para grandes empresas. Por isso, resolvi demonstrar algumas atitudes que qualquer marca pode implantar e conseguir engajar pessoas:
Quando mais precisamos, é que sabemos com quem podemos contar
Existe uma frase que diz que um amigo na necessidade é um amigo de verdade. E isso serve também para as marcas. Todas as pessoas possuem pontos de dor em suas vidas. Ajudar um cliente em algo que ele esteja precisando, pode ser um gesto simples, mas que nunca será esquecido por quem teve seu problema resolvido. Procure pontos de dor na vida de seus clientes e busque alternativas para resolver. Não precisa ser necessariamente ligado ao seu produto ou serviço. Por exemplo: Sua empresa presta serviços de TI para microempresas. Que tal promover um workshop de marketing digital para microempreendedores? É uma dor que muitos microempreendedores tem e com certeza ficarão gratos se ajudá-los a resolver essa dor.
Transforme uma experiência ruim em uma oportunidade
Algum dos seus clientes teve um problema com sua empresa e está bastante irritado. Ruim quando isso acontece, né? Com certeza. Ninguém gosta de ver seus clientes irritados, mas, quando acontece, é possível transformar isso em uma grande oportunidade. Nessa situação você pode agir de duas formas: Ignorar, perder um cliente e ganhar um novo detrator, ou reverter a situação com algo surpreendente e ganhar um promotor da sua marca. Um exemplo de quem fez isso muito bem foi a Nubank com o caso da Sanduicheira
Ofereça consultoria gratuita para seus clientes em casos específicos
Como já disse no primeiro tópico, os clientes possuem muitas dores e necessidades. Identificar as principais e pensar em como pode ajudá-los é um grande caminho para engajar as pessoas com sua marca. Muitas vezes seu cliente precisa de algo e não sabe por onde começar ou como. Um exemplo muito bacana aqui no Brasil, é o que a Resultados Digitais faz. Eles oferecem um diagnóstico gratuito sobre marketing digital para as empresas e mostram os pontos que podem ser melhorados. Muitas das pessoas que recebem essas dicas, algum tempo depois acabam tornando-se clientes de seus produtos.
Ajude seus clientes a se conectar com outras pessoas
Eventos de networking são excelentes para conhecer novas pessoas e gerar novas oportunidades. Organizar eventos para reunir pessoas com interesses em comum é uma grande alternativa para fazer as pessoas engajarem com sua marca. Além de estar se relacionando com seus clientes, durante esse evento, eles podem conhecer novas pessoas que abram portas em suas vidas pessoais e profissionais. Mais uma vez você estará ajudando seus clientes, que serão gratos a sua marca.
Seja o “Google” dos seus clientes
Diariamente realizamos inúmeras pesquisas em buscadores, seja para achar o restaurante mais próximo, aprender sobre determinado assunto ou tirar uma dúvida qualquer. Isso acontece, pois, as pessoas sabem que lá estará a resposta que precisa. Então, para quando as pessoas tiverem qualquer dúvida sobre o tema em que sua marca trabalha, você deve ser o “Google” para elas. Produza conteúdo de qualidade para tornar-se referência na área.
Procurei trazer de forma bem objetiva algumas das ações que podem ser tomadas por empresas de todos os tamanhos e setores para engajar seus clientes ao redor da sua marca. E você? Tem mais alguma dica? Compartilhe nos comentários.
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