Atender bem o cliente é algo que as empresas desejam. Mas, esta nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar as empresas e profissionais que atuam com atendimento ao cliente fizemos um post com três passos que todo bom atendimento deve ter:
Passo 1: Abertura
Fazer contato visual e cumprimentar o cliente são ações que ajudam a “abrir” o atendimento. Mas, para mim algo que é essencial neste passo é INICIAR O ATENDIMENTO. Ou seja, você que está atendendo o cliente é quem deve ter a iniciativa de dirigir-se ao cliente e interagir como ele.
Passo 2: Atendimento
Atender o cliente envolve dar uma solução para a necessidade do cliente (já falamos sobre isso aqui no blog). Mas, sempre sugiro que no atendimento o profissional busque “IR ALÉM”.
Passo 3: Fechamento
Agradecer o cliente por estar na sua empresa, comprar seu produto ou serviço é essencial. Afinal de contas, sem clientes a nossa empresa não existe.
Além disso, aproveite o fechamento para convidar o cliente a voltar, informe os seus canais de atendimento e também sobre as garantias do seu produto.
Acredito que ao ler este post você identificou informações simples e até mesmo básicas de atendimento ao cliente. Porém, eu convido você a fazer um teste. Observe no atendimento que você recebe em outras empresas se estes passos são seguidos. Você vai se surpreender!
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Bom dia!
Gostaria de receber orientações de como cobrar com eficiência.
Agradeço e parabenizo pela ideia!