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Cinco problemas no atendimento ao cliente

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Consumidor Moderno
15 de novembro de 2015 - 14:10

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Para quem está diariamente buscando conquistar novos cliente, sabe-se que é preciso ter uma grande quantidade de argumentos de vendas e ‘jogo de cintura’ na hora de uma negociação. Contudo, um detalhe importante que foge de muitas empresas é o atendimento das empresas que já viraram clientes. É comum fechar negócios que são desfeitos em alguns poucos meses simplesmente por falhas de comunicação entre as partes.

Confira cinco problemas no atendimento ao cliente e veja se está cometendo algum:

1 – Valorizar o pagamento mais que o dinheiro.

Um erro rotineiro é achar que só porque o cliente paga em dia e o serviço está sendo prestado como prometido não há necessidade para preocupações. Na verdade, garantir um atendimento personalizado e sempre buscar solucionar os problemas que surgem frequentemente ajuda a estreitar a relação de empresa x cliente. É preciso focar em deixar o cliente satisfeito e não simplesmente focar em quando será o próximo pagamento.

2 – Desmerecer um cliente por outro

É normal empresas conquistarem mais e mais consumidores de porte maior ao longo do tempo. Contudo, aqueles que pagam mais acabam recebendo uma atenção especial, o que pode deixar insatisfeito clientes que ajudaram sua empresa a chegar onde ela está hoje. Procure proporcionar o melhor atendimento para todos sem distinção de classe.

3 – Deixar de investir em treinamentos

Quando se lida com clientes por telefone ou presencialmente é preciso que toda a equipe esteja alinhada e com um pensamento de trabalho em equipe. Situações em que um profissional recusa a ajudar um cliente por não ser sua “função” pode gerar um mal estar na relação com a empresa, direcionando-o para um concorrente mais prestativo e preparado.

4 – Não escutar o cliente

Ninguém gosta de ser interrompido quando fala. Logo, procure explicar toda a informação que o cliente estiver fornecendo sem que o interrompa ou queira antecipar uma resposta cuja pergunta ainda não foi feita. Escutar não só transmite segurança em relação à atitude que será tomada posteriormente por quem está escutando como também valoriza o locutor.

5 – Gerar vendas a qualquer custo

Para conseguir fechar o contrato muitos vendedores acabam prometendo mais do que realmente podem cumprir. Este tipo de ação gera uma expectativa no comprador e é o que servirá de guia para avaliar se a empresa é ou não confiável, se ele irá ou não indicá-la futuramente. Seja honesto quanto à qualidade do que está oferecendo, aos prazos de entrega ou prestação de serviço, formas de pagamento e termos de garantia, troca, conserto ou suporte.

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