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Campanhas motivacionais no call center

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Teclan
26 de junho de 2013 - 17:29

Campanhas-motivacionais-no-call-center-televendas-cobranca

Por: Kelli Pierri

Um gestor de contact center tem, como um de seus principais desafios, administrar seu capital humano de forma a garantir a entrega dos resultados esperados.

Para manter baixos os níveis de absenteísmo e de turnover, além de garantir o alcance das metas de produtividade da operação nos índices traçados pelo planejamento, a gerência lança mão de algumas estratégias.

Uma das ações para garantia de resultados mais utilizada nos call centers são as campanhas motivacionais, com a prática de premiação dos operadores ou das equipes de maior destaque. O objetivo dessas campanhas pode ser o de acelerar o atingimento das metas, combater índices de perda de produtividade (como absenteísmo), promover o aumento da qualidade do contato com o cliente ou, simplesmente, a manutenção dos resultados já alcançados.

Para que as campanhas tenham sucesso, a equipe de RH precisa ter bem claro o conceito de motivação. Não se trata apenas de um estímulo para o funcionário trabalhar mais. É uma ação de engajamento e incentivo para que o colaborador crie laços com a organização, sentindo-se parte importante para o desenvolvimento da empresa.

Com estas ideias em mente, pode-se começar a planejar as campanhas motivacionais, cujo foco poderá ser:

Integração: para criar um “espírito de equipe”, o RH pode organizar dinâmicas de grupo e ações coletivas, como campeonatos esportivos e encontros de integração. São formas interessantes de melhorar o clima organizacional e gerar mais cooperação entre os colaboradores.

Incentivo: algumas ações podem fazer com que os colaboradores sintam-se cativados a participar do call center. No lugar de apenas punir quem pratica o absenteísmo, por exemplo, é possível incentivar quem comparece mais ao trabalho. Isso também pode ser feito com agentes que alcançam bons resultados nos indicadores de referência da central.

Premiação: o reconhecimento coletivo é uma ótima forma de criar laços com a organização. A política de “Funcionário do mês”, por exemplo, pode ser expandida e melhorada. Que tal premiar as equipes com melhores resultados? E os gestores mais elogiados pelos agentes? Pensar a premiação como incentivo individual é importante, mas usá-la de forma mais abrangente pode gerar resultados interessantes.

Atividades em datas especiais: quando a empresa lembra do funcionário, reforça o sentimentos de pertencimento. Isso pode ser feito com gestos simples como um cartão para cumprimentar um ano de empresa, ou com ações coletivas, como uma comemoração para os aniversariantes do mês. Neste caso é fundamental o trabalho periódico da equipe de gestão de pessoas para detectar aquilo que os operadores consideram mais importantes, e usá-las a favor de toda a operação.

Antes de iniciar uma campanha motivacional, identifique qual será o objetivo a ser trabalhado, estabeleça regras de participação e premiação claras, verifique qual tipo de premiação será mais bem aceita pelo público, desafie sua equipe e, principalmente, sempre cumpra o que foi acordado.

Neste post, citamos algumas ações que podem melhorar a integração e o clima organizacional. E no seu call center, você costuma fazer atividades desse tipo? Deixe seu relato.

Fonte: http://blog.teclan.com.br/

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Comentários (6)
  1. Gostaria , de receber dicas para motivação para o dia a dia.

    DANIELA LOURENÇO em 27 de junho de 2017 - 11:32
  2. Sou supervisor de qualidade de três produtos, trabalho na Atento do Brasil. Quero uma ideia de uma campanha para operadores de cobrança, vocês podem me ajudar?
    Queria algo para alavancar as notas dos analistas, mostrando o quanto eles são importantes para a empresa, e aumentar a nota de qualidade da empresa.
    No aguardo.
    Obrigado.

    Marcos Ribeiro em 06 de junho de 2015 - 19:14
  3. Fiz a campanha do dado separando tres grupo de dez pessoas, a campanha começou na segunda ate sábado os operadores do grupo que não tivessem faltas e atrasos ,iriam escolher cinco pessoas para jogar o dados os números maiores iam ganhar folga e os menores cinemark deu muito certo reduziu bastante o absenteísmo.

    Edilene em 10 de março de 2015 - 22:33
  4. Hoje supervisiono uma equipe que ganha muito pouco e estou tentando dar aos meus meninos algo para se sentirem melhor, do meu bolso pois, eles pra mim são tudo que sou. Se puderem me ajudar com ideias serei eternamente grata. Fiquem com DEUS.

    Giane Dimas em 06 de fevereiro de 2015 - 23:29
    • Algumas idéias: Claro que como não conheço o seu local de trabalho, terão que ser adaptadas, mas, vai aí a ideia central.
      1- Campanha com 2 prêmios: 1º prêmio para o operador com maior produção: sair meia hora mais cedo, ou, uma caxia de bombom, um vale compras, dois DVD com filmes do momento, uma caixa de Biz, etc.Qualquer um desses prêmios será bem aceito..2º prêmio: Operadores com pelo menos 50% da produção do rimeiro colocado, entrará num sorteio: prêmio- sair 15 minutos mais cedo.
      2- Operador com maior produção: prêmio, um lanche em algum lugar próximo ao local de trabalho junto com o(a) coordenador(a).
      3- Ingresso para cinema, com direito a acompanhante.
      4- Dinheiro (falso) impresso, a cada boleto fechado, um real que será escrito o nome do operador na nota e colocado em uma urna para posterior sorteio (semanal, ou diário, enfim…)…de algum prêmio legal.
      5- Jogo do dado: Os 3 melhores operadores do dia jogarão o dado uma hora antes de terminar o turno: o que tirar maior número sairá meia hora mais cedo, o segundo 15 minutos e o terceiro 10 minutos.
      6- Sorteio de um par de Havaianas (comprar depois, claro) para os 2 melhores operadores da semana.
      7- O melhor operador do mês terá direito a uma folga no mês seguinte. O segundo melhor, sairá, o dia que quiser uma hora mais cedo.

      Sei que algumas ideias tem de ser adaptadas para o seu local de trabalho, mas, com certeza serão bem aceitas. Um abraço, e, espero ter ajudado!!!

      José Carlos em 08 de março de 2015 - 08:38
      • O dado que mencionei é feito de papelão…e tamanho grande….mais ou menos 40 ou 50 cm de cada lado…kkkk…ok???

        José Carlos em 08 de março de 2015 - 08:40

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