Por Alessandro Baitello
Depois de sair de um hotel em Brasília pude perceber algo que vai além de um simples bom atendimento. Tenho insistido em minhas palestras para empreendedores, que o bom atendimento está longe do ótimo. Aliás, isso deve ser colocado como regra em todos os setores e empresas. O atendimento, desde a reserva, até o fechamento da conta neste hotel de Brasília foi simplesmente espetacular. Não tenho medo, nesse caso, de exagerar, foi realmente acima do ótimo. Qual o segredo do hotel? Atender a todos com cortesia, resolver o problema do cliente, ajudar no que for necessário? Ou todos aqueles clichês que já conhecemos? Nada disso, ou melhor, tudo disso mas com um diferencial- atendimento humanizado. Isso mesmo. Eu estava num hotel quatro estrelas, sendo tratado como se estivesse em casa. Sabe aquela coisa de mãe quando o filho que já não mora com ela resolve passar um fim de semana lá? Isso, a humanização, o acolhimento, o carinho… misturados ao profissionalismo me encataram de tal forma que sempre que estiver em Brasília me hospedarei lá.
Queridos empreendedores, mais que números, lucros e balanços, uma empresa é feita de seres humanos e esses clientes que não são do planeta Marte querem a cortesia e um atendimento assim. As empresas que terão maiores lucros nos próximos anos não serão as dos ótimos serviços, mas sim dos ótimos serviços humanizados.
O capitalismo pode ser aliado ao “carinho”. Lucros? São ótimos, mas o verdadeiro lucro de uma empresa é marcar seus clientes com “ternura”. Já dizia o sábio ” Todos nós queremos nos sentir importantes”. Queremos ou não? Claro, mas sentir-se importante através de um serviço mecânico onde até o bom dia foi ensaiado é o mesmo que ser enganado.
Empreendedores de agora e do futuro, pensem no assunto. Ah, mas é pra pensar com carinho hein!!!
“As empresas de sucesso do futuro serão aquelas que além de sustentáveis terão “humanos” ao seu comando”.
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Parabens pela materia, é muito sabio conquistar nosso cliente nos pequenos detalhes, que fazem um diferencial emorme no fechamento do negócio e além de tudo trazendo fidelidade e indicação de nosso cliente, e todos só tem a ganhar!!!!
Excelente Alessandro. É exatamente isso que eu ando procurando com uma lanterna. Dificil de achar. Quando acontece nos sentimos em Marte, não é. Eu sou da área e devo iniciar uma campanha para a criação de um Instituto do tipo Ethos voltado para o Atendimento ao Cliente e principalmente à Ética. Fui o fundador da ABT, agora com 25 anos. No entanto, ela já cumpriu o seu papel e não tem bala para influir no mercado de forma poderosa. Fique por perto.