Por: Ricardo Gallo
Uma ferramenta que a Gol lançou irá informar os passageiros sobre o risco de perder o voo em consequência do trânsito.
O sistema calcula a distância, em tempo e quilômetros, entre o local onde o passageiro está e o aeroporto no qual irá embarcar. Trata-se do mesmo mecanismo usado no Google Maps –a Gol comprou uma licença da empresa de tecnologia americana.
A ferramenta está disponível inicialmente para iPhone e iPad (sistema iOS), no aplicativo da Gol. A partir do mês que vem, poderá ser baixada também por usuários da plataforma Android.
Para usar a opção, o cliente terá que autorizar o rastreamento de onde está. O serviço funciona em todo o país.
Quatro horas antes do voo, o sistema de localização será ativado. O passageiro, então, passará a receber lembretes do voo. “Para que seja possível chegar a tempo para o embarque, sugerimos que você se dirija agora para o aeroporto”, diz uma das mensagens.
Se, a partir da localização, a ferramenta detectar que o passageiro não conseguirá chegar a tempo do voo, será enviada uma mensagem oferecendo a possibilidade de adiar a viagem –o que significa cobrança extra.
Por outro lado, se o passageiro chegar ao aeroporto com antecedência, será avisado de que pode adiantar o voo, de modo gratuito.
Com o serviço, a intenção é que os passageiros embarquem no voo para o qual compraram o bilhete. O não comparecimento causa prejuízos tanto para o cliente quanto para a companhia, diz a Gol.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.