Conforme comentários ouvidos acerca de nosso último bate-papo, resolvi retomar o tema. E, ao fazer uma ligação para o SAC de uma grande instituição bancária e passar por 3 ou 4 menus eletrônicos de atendimento, quando consegui finalmente falar com uma moça – extremamente simpática e atenciosa – que respondia pelo atendimento do SAC, as primeiras perguntas que me fez foram meu CPF e número da conta – que apesar de já terem sido digitadas, deveriam ser (re(confirmadas) novamente.
Informando novamente, oque levou pelo menos uns dois ou três minutos, quando consegui explicar a minha demanda a ela, ela então me explicou que sentia muito, no entanto nada poderia fazer, essa não era a sua área de atuação e não teria como me transferir diretamente para a área responsável (ou irresponsável!) pela meu problema. Logicamente fui dirigido ao menu eletrônico “raiz”, onde tive que redigitar todas as informações passadas.
Finalmente depois de passar por uma aventura e desperdiçar duas horas de nosso precioso tempo – afinal, realmente não temos mais o que fazer – a não ser tentar resolver os problemas operacionais da nossa instituição bancária?!, consegui sanar o meu problema.
E é aí que me pergunto: Será que os gestores não enxergam isso? Será que isso de fato os preocupa? E se todos resolvessem encerrar as suas contas, qual seria a alternativa para o banco? O mercado é restrito , não tem mais por onde se expandir e então a única alternativa plausível em termos de demanda de recursos, investimentos e infraestrutura é o atendimento decente ao cliente / correntista.
Busque na sua memória se você ou algum amigo / conhecido seu já vivenciou situação semelhante. Você se surpreenderá com o número de casos em que isso ocorre. Será que só os gestores ainda não se atentaram a isso?! E Aí, nos perguntamos: Alguém tem ou continua tendo saco para os SAC`s?
Valeu moçada!
Até o mês que vem….
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!
Ok. O comentário é muito atual, mas contudo, todavia etc… o Sr. Glauber Coutinho descreve o que é a mais pura ralidade Sr. Fernando, o Zé Povinho tem uma memória curta e por conta disto as instituições em geral, em geral digo todas publicas e privadas, sabem; até mesmo por meio de pesquisas etc… e assim caminha o trem Bão ou o Bundalelê do Futebol, samba e carnaval senhores.
O resto, bem; o resto é tudo samba suor e muita cerveja né!!!
RSRSRSRSR, infelizmente é assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Meu ponto de vista! Essa situação e providencial do banco, faz parte da disputa acirrada para conseguir destacar o faturamento trimestral de bilhoes e reais, perceba que hoje em dia há taxa bancária para tudo, reduzem despesas e recursos no atendimento. Terceirizam o atendimento bancário em empresas de cal center, que assumem tal responsabilidade, sem o treinamento específico, talvez, para desnortear o correntista exigente ou lúcido (o chato), com isso, acaba desistindo, também pode se apontar este o motivo de muitas fraudes bancárias. Adianta fazer campana ou piquete na frente do banco??Mudar de banco??Pois todos adotam a mesma estratégia, impressionante…Isto está se expandindo…Sac empresa, 102, telefonia..etc..etc..Uma boa noticia é que a Telefonica esta mudando (muito vagamente), após a perda de muitos clientes…talvez mais adiante alguns milhoes de pessoas percebam esse golpe…Recentemente descobri que o meu financeiro pagava uma mensalidade de $ 50,00 para uso de um sistema de pagamentos via internet, por quase um ano desembolsei esta fortuna, sem saber…é inadmissível.
O SAC é um mal necessário … As empresas terceirizam esse setor e investem em formas de atendimento que não necessitam de pessoas para reduzir os custos e consequentemente aumentar seus lucros.. Enquanto não aumentar os índices de reclamações por parte do consumidor nos órgãos competentes, vai continuar assim…
Ok, mas seu texto acaba assim?! Encerrar as contas?! Uma postura mais decente do banco?! Faça-me rir. O que está errado é o comodismo de um povo que pouco luta para se instruir, para saber mais de seu país e ser patriota. Não entende os mecanismos e e não atua para que as engrenagens se encaixem e tenham melhor funcionamento. Ai estamos em mais um período eleitorial com as mesmas propagandas, mesmas caras e o mesmo Zé Povinho se vendendo por pouco e batendo palmas para o futebol medíocre e ansiosos pela famigerada e fraudulenta Copa 2014.