Por: Fernando Serson
Veja ilustre atendente
O cliente estressado
Que o senhor tem à sua frente….
Mas acredite
Quase teve uma situação
Depois de falar com ninguém mais de 10 vezes
Por falta de atenção…………..
Veja ilustre atendente
O cliente estressado
Que o senhor tem em linha….
Mas acredite
Ficou desconcertado
Depois de ser derrubado
Com total falta de cuidado
Paulatinamente as pessoas tendem a ter mais tarefas e obrigações. E, em paralelo, segundo Regis McKenna estamos na era dos clientes nunca satisfeitos. Qual o resultado disso tudo?
Pessoas querendo primeiramente atenção e respeito, o quê nunca deve faltar. Ficar enrolando ou embromando ainda mais um cliente, já nervoso ou previamente irritado, por vezes têm efeitos maiores que aqueles que os gestores podem imaginar. Eu mesmo, em algumas palestras pelo país citei alguns exemplos pessoais acerca de empresas de telefonia fixa e móvel e de tv a cabo que para mim ofereceram um serviço, sendo condescendente, lamentável ou abaixo da crítica. Qual não foi a minha surpresa se após o final de nossa fala algumas pessoas nos avisam que em função desses exemplos citados, optariam pela empresa ou prestadora de serviços do concorrente.
Historicamente havia estudos acerca do “boca a boca” (efeito dominó) quando da satisfação ou insatisfação de um cliente. Hoje, “basta” se colocar numa rede social ou então selecionar “todos” os destinatários da sua lista de e-mails e contar o ocorrido. É possível até mesmo, com a tecnologia e o fato de tablets, celulares e dispositivos eletrônicos se tirar fotos e fazer filmagens do atendimento ou falta dele.
Então senhores gestores atenção e cuidado. O atendimento e por vezes os efeitos decorrentes desses são maiores que os projetados.
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