Por: Heloisa Figueira
Nós sabemos que ainda não é possível mergulhar dentro das cabeças dos consumidores para ver o que eles pensam — infelizmente. Mas existem algumas boas maneiras de entender melhor a mente dos seus clientes, seus desejos e frustrações para ter melhores noções de como antecipar suas necessidades futuras e otimizar o relacionamento deles com a sua marca.
Será que seu empreendimento está na direção certa? Para ter certeza, anote agora 7 dicas para conhecer melhor o seu cliente e acertar em cheio nas suas ações!
Analise o ciclo de vida dos consumidores
Um ciclo de vida do cliente abrange a duração e a natureza do relacionamento dele com determinada marca ou empresa. O objetivo que se deve ter é fazer um ciclo o mais longo e próspero quanto possível, e isso significa manter e melhorar de maneira contínua, conservando os compradores em uma relação mutuamente benéfica com a marca. E as estratégias de manutenção vão ajudá-lo a entender bastante como os clientes utilizam seus produtos e serviços.
Olhe o passado de compras
Os históricos das pessoas que já compraram com você ajudam a compreender os comportamentos, pelo menos, daqueles potenciais clientes que têm dados demográficos similares. Isso vai ser útil para influenciar campanhas e segmentar promoções.
Obtenha comentários diretos
Dependendo do seu negócio, comentários podem vir através de uma variedade de canais. Vale ter uma caixa para comentários em sua loja física ou você pode oferecer um formulário para sugestões e reclamações em seu site, por exemplo. A empresa vai receber os feedbacks mais honestos e verdadeiros de quem realmente aprecia a marca, e você pode agradecer ao que foi construtivo de verdade com cupons de desconto para encomendas futuras ou oferecendo alguns produtos como brindes.
Faça pesquisas com quem já comprou com você
As pesquisas podem ser igualmente úteis, mas para apresentarem boa taxa de preenchimento não devem ser muito longas. Elabore não mais do que cinco ou seis perguntas curtas para que sejam respondidas em menos de um minuto — de preferência, em múltipla escolha. Adicione um espaço no final para que o pesquisado dê alguma opinião adicional ou faça um comentário com as próprias palavras.
Envolva-se nas conversas nas mídias sociais
É importante estar atento a todos os canais, portanto, use Twitter, Facebook e quaisquer outras redes sociais onde seus clientes estejam para conversar com os admiradores da marca. Quando um tópico tiver alto engajamento, “peneire” o que se mostrar proveitoso aos propósitos de sua empresa, identifique os assuntos que sejam mais buscados e publique algo relevante, que promova ainda mais interação.
Realize eventos online para conhecer o cliente
Pode ser interessante sair dos canais tradicionais, como as redes sociais, por exemplo, e seu portal ou blog, e checar a receptividade de sua marca em eventos paralelos, como um webinar ou palestra virtual, entre outras propostas. É uma boa forma de sair e conhecer os clientes fora dos limites do seu negócio. Dependendo do evento web que você aproveitar e da quantidade de adeptos, certifique-se de que todos se apresentaram e os motivos que os levaram a estar ali.
Veja o que seus concorrentes estão fazendo
Você está pesquisando seu público-alvo, mas a concorrência também está fazendo o mesmo! É importante não tirar os olhos de suas ações de mercado e buscar entender as razões que lhes dão base.
Ao ter acesso a melhores dados e a uma maior quantidade de informações sobre seus clientes, você consegue posicionar melhor sua empresa diante de seu público-alvo. Por isso, os donos de negócios estão sempre à espreita de mais e mais noções sobre sua clientela.
O que você tem feito para conhecer melhor seu cliente? Tem outras dicas para compartilhar? Deixe um comentário e conte para nós!
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