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5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente em tempos de crise

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Consumidor Moderno
07 de agosto de 2016 - 14:10

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Em tempos de crise, mais do que nunca é fundamental treinar as equipes de vendas para desenvolver uma clientela fiel, cativar o seu cliente e, com isso, minimizar os efeitos de um cenário econômico negativo quando as pessoas tendem a comprar menos.

O Grupo Friedman, que oferece consultorias (presenciais e online), elaborou algumas dicas para que gerentes e vendedores continuem vendendo bem em tempos de crises.

1- Em primeiro lugar, é necessário que seja criado um relacionamento pessoal com o cliente. É importante lembrar que um atendimento personalizado é exatamente o oposto de um simples contato comercial.

2- Mesmo depois que o cliente saiu da loja, é necessário continuar pensando na venda. No caso dos clientes novos, procure anotar ou guardar as informações que têm sobre eles. E já pense no que vai oferecer em uma próxima visita ou de que forma entrará em contato para oferecer serviços e/ou divulgar promoções. Pense também em como chegar aos consultores particulares, os chamados personal stylist que, cada vez mais, atuam nas grandes cidades brasileiras.

3- Além disso, procure manter contato com seus clientes em um prazo máximo de três meses desde a última compra. Ligue para o cliente, pergunte se ele pode falar e informe sobre uma nova mercadoria, que, claro, tenha o perfil daquele cliente. Seja amável e breve!

4 – Você pode, ainda, enviar e-mails sobre datas comemorativas ou com promoções e descontos. Eventos como: Dia dos Namorados, Internacional da Mulher, das Mães e dos Pais são as mais indicadas. O anúncio da chegada de uma nova coleção também é um ótimo momento e pode servir, como gancho para convidar seus clientes para ir até a sua loja.

5 – A criação de uma agenda de clientes, com as informações principais sobre eles e o envio de mensagens de agradecimento personalizadas são outras sugestões criativas. Entretanto, lembre-se de tomar o cuidado de pedir autorização ao cliente antes de contatá-lo.

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