Por: Julio Lussari
Aqui no Brasil, fomos “educados” a ter ideias de negócios, criar produto/serviço, fazer uma pesquisa de mercado, um plano de negócios, botar para funcionar e ver o que acontece. Essa linha de raciocínio se mostra ultrapassada nos dias de hoje.
Uma das coisas que aprendi no mundo dos negócios é: “Se todo mundo é seu cliente, NINGUÉM é seu cliente!”. Você precisa saber exatamente quem tem interesse no que você faz e se ele está disposto a pagar por isso.
Levando em conta essa reflexão, não basta apenas conhecer o seu cliente, você precisa esmiuçar o que ele faz, como pensa, como se sente e de preferência ouvi-lo pessoalmente. Enquanto as empresas acreditarem que vendas é apenas matemática, continuaremos no ciclo vicioso de mercados explorados até a última gota. Estamos lidando com emoções, com sonhos, com vontades, com desejos, com objetivos e com frustrações.
Você sabe o que seu cliente está tentando fazer e não consegue? Qual é o processo dele? Onde ele está travando?
Como o seu produto / serviço pode proporcionar uma maior fluidez naquilo que ele está tentando fazer? Quais os problemas e dificuldades ele está encontrando? Qual é a maior necessidade dele no momento?
A tarefa que ele está tentando fazer é algo específico? É algo simples ou complexo? De que maneira você pode intervir e ajudá-lo no processo?
Faço essas perguntas para te ajudar a refletir. Não importa se seu negócio é B2C, B2B ou B2G, você estará lidando com pessoas. E todos, sem exceção, possuem dores e expectativas que não estão sendo atendidas.
Quanto mais informações você tiver sobre o que o seu cliente está tentando fazer e não consegue, maior a probabilidade dele aderir ao seu produto/serviço (se o mesmo o ajudar a fazer o que precisa ser feito).
Venda os benefícios, o passo-a-passo ou o resultado, mas só faça isso se realmente entregar aquilo que propõe. Venda o problema e a solução e não um produto ou serviço.
E aí, qual tarefa você ajuda a realizar? Qual é o principal problema que você resolve? Compartilhe conosco!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.