Clientes ajudam a encontrar qual problema resolver
Por: Patricia Marinho
Quando eu comecei a frequentar o Cannes Lions, em 2005, isso aqui ainda era um festival de publicidade. Nunca vou me esquecer do impacto de ver o mundo digital chegando à comunicação de forma definitiva.
O tempo passou, o festival mudou, cresceu e, agora, depois de dois anos sem participar, estou impressionada com o seu conteúdo. A criatividade como tema principal ganhou uma dimensão mais ampla e está sendo apresentada aqui sob os mais diversos ângulos. Todos conectados de alguma maneira com a construção de marcas, mas sem dúvida distantes da visão tradicional de propaganda.
Um dos conceitos que comecei a ver lá atrás, em 2005, era o de incluir o consumidor na criação das campanhas. Primeiro tivemos terminologias como UGC (user generated content) para nomear esta participação. O tema evoluiu e chegamos ao conceito de Open Ideas para ilustrar não apenas campanhas, mas marcas e negócios que se construíram em torno das plataformas abertas e que revolucionaram indústrias. Uber, Airbnb e Spotify são exemplos de empresas bem-sucedidas que nasceram daí. Aliás, você sabia que 40% do PiB americano vem de negócios que não existiam há 15 anos?
Pois foi em cima do conceito de Open Ideas que a agência Another reuniu líderes da Ikea, Lego e da B&O Play num workshop para inspirar os participantes a adotar uma abordagem mais aberta para a criatividade. Os três negócios representados, em especial a Lego, incorporaram a participação dos consumidores na sua forma de fazer negócio. Plataformas como Lego Ideas e Lego Rebrick são alguns exemplos. Nelas, os AFOLs (Adults Fans Of Lego), são co-responsáveis pelo desenvolvimento de produtos como O kit Lego Back to the Future.
Duas lições do workshop são dignas de nota. A primeira, é que os consumidores podem ajudar se você souber que problema quer resolver. Saber perguntar é fundamental. A outra, que a riqueza de trabalhar de forma aberta está em aceitar que pessoas diferentes terão respostas diferentes para um mesmo problema. Ganha quem souber tirar o melhor proveito dessas soluções.
E não é que cada participante ganhou um kit com 6 peças de Lego e teve um minuto para montar um pato? Olha que maravilha o resultado da minha mesa. Seis soluções completamente diferentes. Deu para entender o ponto, né?
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