Uma das principais reclamações dos clientes referente aos atendimentos são as promessas não cumpridas. Uma máxima no atendimento é: não prometa aquilo que você não pode cumprir. Não iluda e nem faça o cliente acreditar em algo que não existe e nem vai existir.
Não importa qual o segmento da sua empresa e qual o problema do cliente, deixem claras suas promessas e se comprometa com a resposta e com a solução.
Não existe nada pior que você acreditar em uma promessa, ficar esperando e ver que ela não se cumpriu. Mude sua atitude, não faça promessas, dê garantias, conquiste a credibilidade do cliente com respostas e soluções, não com falsas promessas.
Os clientes querem saber se a empresa e seus colaboradores se importam com eles, e garantindo a resposta e a solução, você transmite esta certeza a eles. Porém, esta garantia precisa ser verdadeira e não apenas fazer parte de um marketing mentiroso, que deseja passar uma imagem positiva da empresa, mas que lá na frente irá por água abaixo.
Outro detalhe importante ao dar uma resposta e apresentar uma solução aos clientes é deixar de lado o famoso, mas. Não faça seus clientes passarem por verdadeiros labirintos burocráticos de procedimentos, preencher diversos formulários e nem passar por diversas pessoas ou departamentos para ainda no final dizer, está tudo certo, vamos solucionar o seu problema, mas…
Para que os colaboradores consigam dar garantias de respostas e soluções aos clientes, eles precisam conhecer as normas e procedimentos da empresa e a leis que regem o mercado, para isso, os treinamentos e reciclagens são fundamentais.
Outro detalhe fundamental para que os colaboradores tenham segurança nas garantias dadas aos clientes, refere-se as pessoas que criam as normas e procedimentos nas empresas, estas pessoas precisam ter o domínio total do que estão fazendo, pois as normas e procedimentos precisam ser claras, objetivas e de acordo com as leis.
Pensem bem, clientes respeitados, que recebem respostas no tempo certo e com embasamento para que não fiquem dúvidas, vão ser tornar clientes fiéis e fãs da sua empresa, pois transparência, qualidade, comprometimento, verdade, produtos e/ou serviços de qualidade, conquistam clientes, já mentiras, enrolação, falta de comprometimento, falta de respostas claras e objetivas, afastam clientes.
Você faz promessas ou dá garantias? Sua empresa promete muito e cumpre pouco, ou ela dá garantias? Você prefere profissionais que prometem ou dão garantias?
Um grande abraço a todos!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.